segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O bizarro nunca é demais na China

O bizarro nunca é demais na China!



Secando carne na janela. Nunca viu?! Tá por fora!

Bike Louis Vuitton



Você nunca mais terá problemas com chuva na bike

Platéia fake

Ipear 5

Tarefa tranquila

A maior loja da Apple Samsung fica na China


A beleza desse povo é colocar objetos na cabeça que lembrem chifres de animais

"Pessoa deformada"

Se você olhar direito verá duas agunhas, se ele abaixar a cabeça já era! Treinamento intensivo. 

"Você poderá aproveitar o ar fresco depois de uma urinada civilizada"

Tomou um susto? É só pão no formato de outras coisas, mesmo assim não sei se eu comeria

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Tradições do ano novo chinês

O ano novo chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adotadas por diversas nações do oriente que seguem um calendário tradicional distinto do ocidental, o calendário chinês.

As diferenças entre os dois calendários fazem que a data de início de cada ano-novo chinês caia a cada ano em uma data diferente do calendário ocidental.

O ano novo chinês é a celebração mais importante do calendário chinês. No ano  2015 (ano chinês 4713) comemora-se o ano do carneiro, e tem início em 19/02.




Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze se apresentaram, Buda em agradecimento os transformou nos signos da Astrologia chinesa.
Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são, de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda na lenda acima citada: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e o porco.

Desta forma, se 2008 é o ano do rato, 2009 é atribuído ao Boi (búfalo), 2010 ao Tigre, 2011 coelho e assim por diante. 

A China vive nestes dias o maior deslocamento humano do planeta e em suas principais metrópoles, como Pequim, milhões de emigrantes voltam às suas cidades natais para celebrar o Ano Novo Lunar, especialmente de trem, a opção mais acessível para a maioria. O Ministério de Transporte da China prevê 2,8 bilhões de deslocamentos, 3,4% a mais que em 2014.

Tradições:

Envelopes vermelhos

Tradicionalmente, os envelopes vermelhos são dados durante a celebração do ano-novo chinês, de casais ou dos mais velhos para os mais jovens solteiros. É muito comum que adultos e jovens casais deem envelopes vermelhos para crianças.
Os envelopes vermelhos geralmente contêm dinheiro, em quantias que variam de alguns reais até valores de centenas de reais. De acordo com o costume, a quantia presenteada(o valor) deverá sempre ser em números pares, pois os números ímpares geralmente são utilizados para as quantias de dinheiro dadas durante cerimônias funerais.

Logo que chegamos na China, não sabíamos destas “regrinhas”. Fomos todos alegres levar um envelope para o porteiro, na hora não entendemos porque ele rejeitou e se sentiu ofendido, fomos descobrir mais tarde que envelope branco era como se estivéssemos desejando a morte dele, coitado!

Fogos de artifício

Na China antiga caules de bambu eram preenchidos com pólvora com o objetivo de criar pequenas explosões para afastar espíritos malignos. Nos tempos modernos, este método eventualmente evoluiu através do uso de panchões , os quais são geralmente amarrados a um longo barbante, podendo então ser pendurado. Cada panchão é envolto em papel vermelho, já que o vermelho é considerado auspicioso, com pólvora no seu interior. 

Por serem dezenas ou centenas, e estarem unidos pelo barbante, assim que aceso, o panchão libera estrondosos sons de estalos, pequenas explosões ensurdecedoras, as quais se acredita que espantarão os espíritos malignos. A queima dos panchões também significa o momento de diversão do ano, parte essencial das celebrações de ano-novo chinês.


Vestuário

As roupas utilizadas durante todo o ano-novo geralmente são da cor vermelha ou de cores vibrantes, pois os chineses acreditam que a cor vermelha afugenta os espíritos malignos e a má sorte. As pessoas também vestem roupas novas da cabeça aos pés para simbolizar um novo começo em um novo ano. Vestir novas roupas também significa a posse de pertences suficientes para usar e vestir no novo ano. O vermelho é a cor da sorte (fortuna).




Dumpling


Ano Novo Chinês: tradicionalmente as famílias se reúnem para comemorar com um almoço onde, as mulheres se juntam e fazem dumplings.
Dumpling nada mais é que  um pedaço de massa de farinha de arroz, muito fina que quase parece um papel de seda, transparente.


O recheio pode ter vários tipos de carne picada de porco, frango, camarão ou misturado. Acrescenta um verde que parece uma cebolinha mas que eles chamam de couve chinesa. Come-se acompanhado de uma mistura de molho de soja, alho, vinagre, azeite, mostarda e pimenta para quem gosta. 

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

10 razões pra você aprender mandarim

A cada dia que passa o Mandarim está ficando mais importante e popular, e começa a existir a sensação de que se você não sabe Mandarim, você está ficando para trás. E para justificar isso, vou listar 10 principais razões para você aprender Mandarim:





1) A China emergiu de um longo período de estagnação e é uma das grandes potências do mundo de hoje. A economia chinesa é atualmente a segunda maior do mundo e continua a crescer num ritmo incrível. Aprender a falar chinês é uma ótima maneira de aproveitar essa enorme mudança econômica, e traz para você uma grande vantagem neste cada vez mais competitivo mundo dos negócios.


2) Oportunidade, oportunidade, e oportunidades que não acabam mais: as empresas multinacionais estão competindo à procura de profissionais com conhecimento em Mandarim para trabalhar como executivos em empreendimentos na China. E agora… vem a seguinte questão: entre concorrentes a uma vaga de emprego… qual a empresa vai contratar: o candidato que sabe falar chinês ou aquele que precisa de um tradutor? Pois é pessoal …chegou a hora de você aprender Mandarim, e ter um futuro brilhante!


3) A China é um grande mercado de exportação: A China é um país continental, que tem a maior população do planeta, com mais de 1 bilhão de pessoas! Falar Mandarim é essencial se você pretende fazer negócios com os chineses, e alcançar esse mercado consumidor gigantesco!


4) Globalização. Com o processo da globalização, as distâncias se encurtaram… O contato com pessoas de outros países está mais fácil; se antes o Brasil não via a China como parceiro econômico… hoje em dia não temos mais dúvida da importância da China na economia brasileira! Saber falar chinês quando se trabalha com chineses, ou até mesmo dizer algumas palavras em chinês ajuda na comunicação com as pessoas de negócios da China.


5) Saber Mandarim é útil para o governo. Você sabia que o Itamaraty envia frequentemente à China diplomatas recém-formados para aprender Mandarim, a fim de melhorar a comunicação na embaixada brasileira na China? Esse empenho demonstra a importância fundamental e estratégica da China, pois o Brasil está cada vez mais ligado ao governo chinês.


6) A cultura chinesa tem mais de 5000 anos de idade. Ao aprender a língua chinesa, você vai aprender uma outra cultura. É maravilhoso conhecer os ensinamentos de Confúcio e dos grandes filósofos chineses. Quando você lê uma poesia chinesa traduzida para o Português, geralmente se perde algum significado quando traduzido, mas se você sabe chinês, entenderá a essência do que está escrito. A Medicina Tradicional Chinesa é respeitada e bastante difundida no Brasil… ou vai dizer que você nunca fez uma Acupuntura, ou Massagem, ou até Tai Chi Chuan? Sem dizer nos admiradores do Qi-Gong e Kung-Fu em nosso país!!


7) Aprender outro idioma mantém o seu cérebro afiado e ativo. Quando você fala uma palavra, esta palavra desencadeia inúmeras associações no nosso cérebro. As numerosas associações mentais que são jogados em nosso cérebro abrem novas idéias. Talvez seja por isso que as pessoas que sabem mais do que uma língua nos parecem mais inteligentes… Para você ter uma idéia… Certa vez um aluno meu me disse uma vez que a memória dele melhorou muito desde que ele começou a aprender Mandarim comigo.


8) Aprender chinês é uma vantagem competitiva. A concorrência está brava por bons empregos, bons estágios hoje em dia. Nada melhor como enriquecer seu currículo acrescentando que você tem conhecimento em Mandarim. Não perca mais tempo, e comece hoje mesmo a aprender Mandarim!


9) O Mandarim é a segunda língua estrangeira mais ensinada no mundo. Depois do inglês, não existe outra língua tão ensinada e falada no mundo inteiro. No Japão está em primeiro lugar, e nos Estados Unidos, depois do espanhol, é o Mandarim a língua mais ensinada. Se os japoneses e americanos estão aprendendo, porque não nós do Brasil?


10) Na China, sem o Mandarim, não dá: Praticamente todos meus alunos sonham, ou já foram à China. E… não tem jeito, tem que saber falar chinês para se virar lá! São pouquíssimos os chineses que sabem falar inglês, a maioria fala apenas chinês… e se você não quiser ficar perdidinho da Silva lá na China, vai ter que saber pelo menos o Mandarim Básico!



Agora eu pergunto para você… você concorda com esses motivos? Você já fala chinês, ou já começou a aprender o Mandarim?

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Tratamento de células tronco - Saúde na China parte 3/3

Existem tratamentos experimentais ao redor do mundo que dizem curar doenças que a medicina de hoje ainda não alcançou, no Brasil, este tipo de tratamento é pouco estudado e quando é pesquisado não é permitido o uso frequente.

Em 2011, fui convidada por um casal de brasileiros a viajar até Pequim e ajuda-los na tradução do tratamento de células tronco que a filha deles estaria recebendo. Até então, eu pouco conhecia sobre este tipo de tratamento e muito menos sabia se realmente funcionava.

Os médicos primeiro explicaram de onde as células são “extraídas”, garantiram que a “origem” é segura e só são utilizadas células doadas.
O tratamento era simples: remédios na veia diariamente e uma vez por semana, o paciente era levado para uma sala reservada, e as células eram aplicadas na coluna.



As células-tronco de embriões têm a capacidade de se transformar em outros tecidos do corpo, como ossosnervosmúsculos e sangue. Logo, pode curar quase qualquer coisa.

No hospital onde fiquei 3 semanas, fiz amizade com vários médicos e enfermeiras, eles me contavam muitas coisas. Descobri que existiam autistas fazendo o tratamento e que realmente dava resultado, travavam também pessoas com problemas neurológicos, crianças com deficiências dentre outros.

Como o tratamento era caro (para os padrões chineses), embora bem mais barato que nos EUA e Alemanha, só haviam pacientes estrangeiros. O Hospital era de alto padrão, tecnologia de primeiro mundo, médicos e enfermeiras disponíveis a qualquer momento para os pacientes. Até eu, que era só a tradutora, fui recepcionada no aeroporto por um motorista do hospital.

O tratamento da garota durou 5 semanas e mais de 20 mil dólares, ela voltou para o Brasil com uma melhora significante.

Perguntei para o casal como eles ficaram sabendo do tratamento e do hospital, eles tinham visto uma reportagem no fantástico.


Enquanto muitas coisas no Brasil ainda são sonho ou esperança para o futuro, na China, já está acontecendo e salvando vidas. 

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Trânsito - Sai da frente que eu tô passando

Pra quem não tem carro o jeito é andar de ônibus. E foi andando de ônibus que percebi um hábito que faz parte do dia a dia dos chineses, buzinar. No início era difícil aguentar mas no final me acostumei e nem ouvia mais. Após anos frequentando o tráfico doido que só existe na China, entendi o porque de tanta buzinada, segue algumas explicações:


          1. A pessoa está dirigindo e avistou um amigo, ele vai buzinar para poder dar um tchauzinho para o amigo. 
          2.  O motorista quer passar mas você está atrapalhando ele andando na faixa de pedestre. Quando isso acontecia dava vontade de parar na frente do carro até ele se acalmar.
          3. Você está em um engarrafamento e quer demonstrar sua raiva. Por que não?
          4. Você está com pressa e pretende passar na frente de todo mundo, então sai buzinando para os outros saírem do meio! É isso aí!
          5. Você quer entrar em uma rua na contramão e buzina para os outros carros vindo na direção oposta tomarem cuidado.
          6.  Você está dirigindo seu carro e simplesmente que anunciar que você está passando.
          7. Você é um taxista e está buzinando porque quer avisar ao público que seu carro está disponível para corrida.
          8. O chinês está dirigindo, percebe que você é estrangeiro e buzina para você olhar para ele, ele fica feliz e ainda conta para os amigos que viu um estrangeiro.



Como eu costumo dizer, no trânsito da China a preferência é sempre minha!

E mesmo assim, os acidentes de trândito são menos frequentes que no Brasil.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Como os asiáticos pensam

As culturas são incríveis. Como, onde ou quando uma pessoa nasceu e viveu dita como o mesmo reagirá em diferentes circunstâncias da vida.

Os gráficos a seguir vão explicar, de uma maneira simples, a diferença cultural entre o ocidente e o oriente.

Os desenhos são criados por figuras simples. O lado azul representa o ocidente, e o vermelho, o oriente.

 
Pontualidade

Em uma festa

Padrão de beleza

Aposentado no parque

O chefe

Ruido em um restaurante

Encarando problemas

Tamanho do ego do indivíduo 

Como os alemães e chineses enxergam um ao outro

Em uma fila

Pedindo um favor

Viajando e recordando momentos

Amigos e coneções


Animais

Raiva


Independência vs dependência

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Pratos exóticos

A China possui uma das mais exóticas e conhecidas culinárias de todo o mundo. Na maioria das grandes e médias cidades do planeta, é possível encontrarmos algum restaurante chinês, mesmo que seja um fast-food. A principal característica da culinária chinesa é o contraste das cores, aromas e sabores de cada prato, uma tradição baseada no yin e yan: os pólos contrários se complementam. É comum vermos a mistura de pratos doces e salgados, picantes e agridoces, quentes e frios, etc.

Para os chineses, a cor, o aroma e o sabor dos alimentos possuem a mesma importância. Por isso são usados ingredientes específicos, como o alho-poró, o gengibre e a pimenta, que conferem um aroma bastante agradável aos pratos, que também são bastante coloridos.


Nos anos 50 e 60, a China passou por muitas dificuldades, a falta de alimento foi um fator que mudou o jeito de viver da população chinesa. Naquela época, para não morrer de fome, as pessoas comiam de tudo que encontrassem, fosse mato, casca de árvore, restos de legumes, até bichos como larvas e vermes. Para quem não é acostumado isso é inaceitável mas isso tornou-se parte da vida dos chineses. Muitos dos alimentos que de primeiro rejeitaríamos se tornaram alimentos que compõe as refeições do dia a dia.

                     
Não adinta comprar 1 kg de carne e jogar fora 1/3 porque é gordura ou alguma parte que você não gosta. Aprenda com os chineses, não desperdice, aproveite e crie um prato lindo como este de língua de pato. 






Esta sopa de carne tem muita proteína, além de muita carne, ainda vem com os vermes que "cresceram" dentro da carne. Algumas pessoas deixam os alimentos expostos por alguns dias justamente para que eles fiquem mais "saborosos" e "diversificados". 




E esse docinho? Bom, ele é feito com uma espécie de erva medicinal, ah, e leva  pó feito de tartaruga para ficar consistente. 


Sopa de bambu, como eu disse, tudo é aproveitado.



Parreira de chuchu. Muitas vezes jogado fora no Brasil, é um prato delicioso, eu mesma comi múltiplas vezes. 


Parece algum tipo de pudim de chocolate....Mas não é! Este é o famoso sangue de porco consistente. Sem comentários. 

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Casos e leis absurdas

Homem exige danos morais por juventude desperdiçada com ex namorada.

Homem reencontra sua ex namorada em restaurante e não sabe como reagir, começa a beber e logo discute com ela, dizendo que gastou muito dinheiro e tempo em um relacionamento que não deu certo e exigiu que a ex pagasse à ele uma “multa de desperdício de juventude”.

Isso pode até parecer brincadeira mas a 2 anos atrás, uma mulher chinesa deu luz a uma menininha feia, quando o marido foi investigar para saber se havia algo de errado descobriu que sua esposa havia passado por várias cirurgias estéticas para ficar mais bonita, ela não havia contado para ele. No final, a esposa pagou uma multa de 120.000,00 dólares por não ter falado para seu marido sobre as cirurgias para ficar menos feia e aparentemente a “feiura” da filinha vinha dos genes da mãe.  


Empresa paga multa após funcionário se suicidar por ter amor rejeitado

O funcionário Zhang havia se apaixonado pela funcionária da mesma empresa, a Wang. Após ele se declarar ela deixou claro que não sentia o mesmo por ele e não tinha interesse em se relacionar, o Zhang então, decepcionado, amarrou algumas roupas velhas em seu pescoço e se pendurou de uma árvore no pátio da empresa. Os familiares da vítima receberam um valor referente à R$12.000,00 da empresa pela morte do rapaz.

Homem rouba BMW todos os dias para levar namorada para o trabalho de “carrão”.

Ao passar por uma região nobre, Lin encontrou uma oportunidade de pegar a chave de um BMW e dar umas voltas sem que ninguém percebesse, ele começou a fazer isso todos os dias. Passava na mesma rua e “pegava emprestado” o BMW, encontrava a namorada e levava a mesma para o trabalho de carrão. Lin disse que isso o fazia sentir bem, sentir-se rico, após deixar sua namorada no trabalho ele devolvia o carro, era o mesmo processo todos os dias, até que ele foi pego.

Na China o importante é mostrar que você tem e você pode ainda mais, isso demostra segurança financeira e o mais importante, te valoriza na frente dos amigos.



Mãe aborta segundo filho para evitar que filha mais velha cometesse suicídio.

Uma mãe de 44 anos abortou seu segundo filho após a filha de 13 ameaçar se suicidar caso o bebe nascesse. Os pais não acreditaram até que viram uma faca no quarto da filha e evidência que ela já estava se ferindo com a mesma, a mãe então não teve outra alternativa e foi chorando ao hospital “resolver a situação”.


Na China, por causa da lei do filho único, muitas crianças e adolescentes são tratadas como pequenos reis e rainhas, logo, a chegada de um irmão ou irmã é vista como uma ameaça a estas crianças. No início do ano um caso parecido aconteceu, porém foi necessário apenas que os pais escrevessem uma carta prometendo amar mais o primeiro filho, bem mais simples...

Promessa: Prometemos sempre amar mais (fulano), assinado por pai e mãe. O filho escreveu: OK, ninguem pode apagar o nome. (Data)