quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Saúde na China- Parte 1/3

Imagina se chegássemos no hospital com algum mal estar e em 2 horas saíssemos de lá medicados e com atendimento de primeira, no Brasil, até em hospitais particulares está difícil, quem dirá nos públicos.

Nos anos que morei na China fui várias vezes aos hospitais, fosse para tratar de problemas físicos ou traduzir para amigos, uma coisa era certa: A eficiência.


No ano de 2004, em viagem ao brasil, tive que ir ao oftalmologista, o hospital público não conseguiu identificar o problema e me indicaram a uma clínica particular, o valor da consulta foi R$500,00. Sabemos que saúde particular no Brasil é cara, um pequeno procedimento dentário pode custar até milhares de reais, uma cirurgia no hospital público pode levar meses para acontecer e pelo particular pode custar dezenas de milhares de reais, não há muito o que fazer.

Os hospitais na China, independente de públicos ou particular cobram, não acho isso errado, principalmente porque o valor é muito baixo e as coisas funcionam.

Para começar, a consulta varia de 2,00RBM (equivalente a 0,80 centavos de real) e 50,00RBM (20 reais), nunca paguei mais de 3,00 reais por uma consulta na China, os valores mais altos são para quando o paciente procura um médico com anos de experiência, geralmente algum chefe de setor ou cirurgião que também atende consultas.

A primeira coisa a se fazer quando chega no hospital é entrar na fila para pagar a consulta, geralmente tem até 3 pessoas na sua frente e em poucos segundo você está sendo atendido. Depois de pago esse valor irrisório da consulta te encaminham para a sala do médico e mais uma vez, sem necessidade de pegar fila. Entrou na sala, começa a consulta, os médicos na maioria das vezes são simpáticos e amigáveis, conversam com o paciente sem pressa alguma. Depois de examinar o básico ele encaminha o paciente para fazer alguns exames.


Os exames são pagos na boca do caixa, onde você pagou a consulta, muitas vezes, por excesso de funcionário no hospital, uma enfermeira vai te acompanhar onde você for, ela pega a fila para fazer o pagamento enquanto você pode ficar descansando na cadeira, depois te acompanha até a sala do próximo exame, e ainda por cima oferece o braço pra que você se escore nela.


....Enquanto isso, faltam macas nos hospitais brasileiros. 

4 comentários:

  1. Poderia fazer um comentário a respeito deste vídeo da China? Alguma explicação para este comportamento? https://www.youtube.com/watch?v=iIbWFzJIDOk

    ResponderExcluir
  2. Aqui no Brasil nem a saúde privada é assim...

    ResponderExcluir
  3. http://umavidanachina.blogspot.com.br/2015/01/garota-chinesa-atropelada-e-ignorada.html

    ResponderExcluir