quinta-feira, 26 de março de 2015

Costumes estranhos do dia a dia

Quando você vista um país é provável que você se apaixone por ele, pelo povo, pela cultura, até mesmo pela comida. Você se sente inspirado e pronto para conhecer mais. Sente aquele cheirinho da comida local, ouve aquela língua diferente que você se determina a aprender, tudo é lindo, tudo é maravilhoso até que você começa a conhecer a cultura um pouco mais a fundo. Não estou dizendo que tudo é ruim, mas te garanto que é pelo menos diferente ou estranho e tem até horas que você se pergunta: “O que estou fazendo aqui?”

Uma das coisas que nunca me acostumei foi de ter que tirar o calçado na entrada da casa/apartamento. Tirar o calçado antes de entrar em qualquer casa além de mantê-la limpa por mais tempo, representa respeito aos moradores. Entretanto, quando você é convidado para uma festa de aniversário, uma reunião ou simplesmente visitava seu amigo numa noite de inverno de 0ºC, é complicado entrar pisando naquele chão gelado. Para evitar isso, algumas pessoas mantem chinelos de borracha ou pantufas para suas visitas usarem.


   

Meu pai costuma dizer que chinês só come uma vez por dia, o dia inteiro, eles podem até não fazer isso mas uma coisa é certa, o chá é indispensável a qualquer momento do dia. Lembro da época que eu ainda estudava, cada uma de minhas professoras levava uma garrafinha para a sala de aula, elas enchiam a garrafa de ervas, folhas, flores, cogumelos e outras coisas, bebiam o chá e enchiam a garrafa com mais água quente, no fim do dia aquilo já não eram mais folhas e flores, aquilo lá já estava passando da validade e mesmo assim lá estavam elas firmes e fortes bebendo.   



Falando em comida, me lembrei das refeições nas casas dos chineses. Em quanto no Brasil é cada um por si, pega e come o que quiser, os jantares das famílias chinesas não são tão simples. Desde pequenas as crianças aprendem a honrar e cuidar de seus pais, isso inclui colocar comida na vasilha dos pais e avós, depois de cheia, entregam para os mais velhos, preparam suas próprias vasilhas e começam a comer. Isso acontecia também com os convidados, os donos da casa sempre colocavam comida na vasilha dos convidados e iam enchendo ela conforme a gente ia comendo. Eu nunca gostei muito disso, e aqui vai uma dica para quem também não gosta: sempre mantenha sua vasilha cheia de arroz, até o topo, aí na hora dos chineses quererem colocar alguma coisa estranha no seu “prato”, mostre que está cheio e não cabe.




Lembro-me de uma vez quando eu tinha aproximadamente 8 anos e fui para a casa da minha professora de piano fazer aulas, ela logo me convidou para conhecer a casa. Era linda, tinha dois andares, várias salas, móveis de bom gosto e logo no segundo andar tinha uma salinha que servia de escritório. Subíamos as escadas enquanto apreciava os quadros na parede. Foi só chegar no segundo piso que me deparei com algo que tirou a beleza da casa inteira. Eram três pedaços de carne seca penduradas, estavam lá pegando um solzinho e defumando. Essa foi a primeira vez de muitas que me deparei com algo “secando” na casa de chineses. É muito comum encontrar pimentas, castanhas, frutas e até pedaços de carne espalhados em cima de uma mesa ou pendurados em casas chinesas, eles estão apenas secando sei lá o que for para fazer um prato especial.





É, cuidado com sua primeira impressão, ainda falta muito para conhecer como as coisas realmente são. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário