quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Educação na China

Não é surpresa que o ensino na China é um dos mais rigorosos do mundo, mas poucos sabem que chegando a uma certa idade, o aluno passa a estudar 14 horas por dia. As crianças começam a estudar com 3 anos de idade e depois de 19 anos de estudo, podem finalmente tentarem a sorte no mercado de trabalho.

São 3 anos de pré-escolar, 6 anos de ensino fundamental, 3 anos de ¨middle school¨(a primeira parte do ensino médio) e 3 anos de ¨high school¨(a segunda parte do ensino médio), por fim, 4 anos na faculdade.

No pré-escolar, é o momento que o aluno vai aprender coisas essenciais, escrever caracteres básicos, fazer continhas de matemática, terá aulas de artes, dança, música, piano; mesmo tendo um currículo mais diversificado, é puxado para uma criança passar de 8 da manhã às 5 da tarde na escola. Depois do almoço as crianças tem um tempo para dormirem, e esse costume dura o resto da vida.

Quando a criança entra na primeira série com 6 anos, ela já sabe ler um pouco, é aí que começa a complicar e ficar pesado, pois a primeira série marca o início de noites em claro fazendo dever de casa e cobrança dos pais e professores para que os alunos tirem pelo menos 95% nas provas e exercícios.


Após a sexta série, os alunos se submetem a uma prova nacional para verem em quais escolas poderão estudar depois, se o aluno não for muito bom, ele automaticamente entra em uma escola ruim, acarretando um estudo de má qualidade e assim, perdendo a oportunidade de concorrer com outros alunos na hora de entrar na faculdade. A competição começa bem cedo.



Digamos que o aluno tenha entrado em uma boa escola, terá uma boa educação durante 3 anos, onde após esse período, terá que fazer outro exame para definir qual será a próxima escola para os 3 últimos anos do ensino médio.

Depois de entrar para fazer o ¨high school¨, o bicho pega, o pesadelo começa. Na escola onde estudei, os alunos moravam no próprio local, alguns voltavam para casa no fim de semana e outros só no final do semestre. As atividades começavam bem cedo, as 7 horas, todos faziam a corrida da manhã, 7:20, entravam para a sala de aula e lá começava o estudo, antes do professor chegar os alunos estudavam por conta própria, e as 8:20 as aulas começavam. Era sempre uma longa manhã, nunca nenhuma aula me interessava, eu sempre estava contando os minutos para poder voltar para casa às 17h, mas os meus colegas chineses, continuavam a estudar, tinham aulas durante a noite, encerrando somente as 21:30. Era triste, eles não tinham vida.

Tudo isso era por uma ¨boa causa¨, para fazerem a famosa prova de vestibular. Na China, essa é considerada a prova mais importante da vida de uma pessoa, o vestibular nacional unificado que define quem vai para as melhores universidades, geralmente em Pequim ou Shangai, e quem fica na sua cidadezinha para cursar algo que não vai render um grande futuro.

Durante os meses de maio e junho, é a época mais crítica para esses jovens. Qualquer barulho que possa incomodar o jovem é proibido, obras de vizinhos podem ser até suspensas para aquele período de estudo e concentração do aluno. Todos da família vivem para isto, tentando fazer qualquer coisa para que no grande dia da prova o aluno esteja bem preparado.

Aí pronto! É só esperar o resultado, se o aluno tiver ido bem, poderá entrar em uma das melhores universidades, mas se não se desempenhar muito bem vai para uma mais perto de casa, sem grandes renomes, ou, pode cursar novamente o último ano do ensino médio para tentar mais uma vez o vestibular no ano seguinte.


Não existe qualquer possibilidade de alguém mais velho ou alguém que de repente decidiu fazer uma faculdade conseguir. Pois tudo tem que ser de acordo com o processo definido pelo governo. 

3 comentários:

  1. Nossa!! Que horror! Eu sempre gostei muito de estudar e desde criança achava as escolas brasileiras (escolas públicas do Rio de Janeiro) muito fracas. Por não ter estímulo para evoluir, mas sim, estímulo para regredir e acompanhar meus colegas de turma, acabei perdendo parte da curiosidade que me fazia estudar por horas e horas do dia por conta própria. Até aprender um novo idioma é difícil. Acabei perdendo muito da motivação que tinha.

    Com quantos anos você foi morar na China?

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma amiga Chinesa, treino meu inglês com ela, e ensino Português. Fui pesquisar pois percebi que ela vive se queixando que está cansada. Isso é muito natural pra eles. E tirando os vestibulares, acho muito interessante eles estudarem tanto. Eu admiro muito essa Chinesa. Chineses são inteligentes. Aí, eu gostei muito desse Artigo. Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  3. Karina Cunha!Boa Tarde! Assalamu Waleikum (em arabe) Que a Paz e as Bençãos de Deus esteja Convosco! Sou aluno de pedagogia, Jornalista, Escritor, e outros mais, venho desta dizer que adorei seu relato, e fizemos aqui em nosso Blog sobre a Historia da Eduacao na China e seu relato atual foi de extrema importância para divulgar seu relato e experiencia para nós aqui. Primeiramente sua fonte, seu blog e seu nome foi colocado em linhas para que pessoas saibam que foi suas palavras e obra escrita sua, OK? Divulgue-nos e divulgaremos você! Muito Obrigado em primeira mão. Caso você não autorize por favor nos avise. Abraços! Waleikum Assalam! Mohammed Haziz e Programa JWA.

    ResponderExcluir