quarta-feira, 5 de novembro de 2014

O que os chineses pensam do Brasil

Enquanto alguns povos acham que todos os brasileiros são ribeirinhos e moram com os índios na floresta, a visão que os chineses tem dos brasileiros é totalmente diferente, as vezes, chega até a ser constrangedor.

Sabemos muito bem que o Brasil é um país atrasado em comparação a países norte americanos e europeus, a educação e saúde também deixam a desejar, ter sucesso economicamente também não é fácil. Mas como o lado do vizinho é sempre melhor, somos olhados com bons olhos em todos esses aspectos.

Futebol: A impressão mais forte que o Brasil passa é do futebol, isso é natural, somos pentacampeões na maior competição de futebol já existente. Quando dizemos que somos brasileiros logos gritam empolgados: Kaká! Ronaldo! Também me perguntaram muitas vezes se em todas as esquinas da cidade tem gente jogando bola e se qualquer um pode se tornar um ídolo do futebol, na cabeça deles, jogar bola é igual falar, qualquer um pode e todo mundo faz.





Povo feliz: Acreditam também que o povo brasileiro é muito feliz, até certo ponto isso é verdade, apesar das dificuldades do dia a dia, o brasileiro sempre está sorrindo ou feliz com alguma coisa, nem que seja lembrando do churrasco do fim de semana, enquanto o chinês vive pra o trabalho e as responsabilidades, colocando muito peso sobre si. 

Carnaval: Acreditam ser uma festa bonita e saudável que alegra ainda mais a vida do povo, onde todos dança samba e vivem felizes para sempre.

Samba: Acham que são todos os brasileiros sabem sambar, mas é o mesmo conceito das artes marciais, não se nasce sabendo. Muitas vezes, já me perguntaram se eu podia sambar pra eles verem, eu nunca soube e não levo jeito, eles achavam isso estranho.

Corrupção: Os chineses sempre reclamam da corrupção do país deles dizendo que feliz mesmo é brasileiro que não tem um governo corrupto. (Dá vontade de rir!) A corrupção na China quase não existe, é irrisória,  a poucos anos atrás,  um político chinês foi condenado à morte por ¨roubar¨ aproximadamente 20mil reais. Hoje, casos de corrupção na China são um pouco mais comuns, mas é roubado pouco e praticamente não atrapalha o investimento público.  Eu sempre tentei explicar que no Brasil exista sim corrupção e que não era pouca, mas eles sempre me cortavam: ¨não é pior que na China!¨ Eu parava de discutir, não adiantava mesmo.

Educação pública: Os chineses acreditam também que a educação pública do Brasil é de alta qualidade igual na Europa. Já estudei em escolas chinesas, americanas e brasileiras. A educação chinesa é muito avançada, muito mais do que a americana, o que diferencia é como ensinam os alunos a pensar, o conteúdo é muito avançado, estudam de tudo e mais um pouco, mas o método usado é o de decoreba, por incrível que pareça, 10 anos depois ainda lembram de quase tudo. A educação pública na China não é 100% grátis, mas digamos que com a anuidade, livros e uniforme, dá nos máximo 500 reais por ano. Em provas internacionais, os alunos chineses sempre estão no topo da lista, enquanto no Brasil, muitos alunos saem do segundo grau sem em saber ler e escrever direito e mal sabendo fazer continhas de matemática.

Saúde pública: É mais uma coisa que os chineses reclamam, e como é de se esperar, elogiam a saúde pública do Brasil, não sabendo, que é na verdade uma das piores do mundo! Como a educação pública na China, a saúde também não é totalmente grátis. Para terem uma ideia de valor, vou contar um ocorrido. Uma noite, mais ou menos 3 horas da manhã, minha irmã mais nova acordou passando mal, estava vomitando muito, sem muito o que fazer meu pai levou a no hospital de bicicleta (segurança na China é algo incrível!) Chegando lá, eles ficaram em um quarto com duas camas, um banheiro, TV, e uma estrutura padrão EUA. Ela passou a noite tomando soro e sendo cuidada pelas enfermeiras e médicos. Na hora de pagar a conta deu $12,00 (dólares). Tudo isso sem contar a rapidez do atendimento chinês. Alguma exames realizados no Brasil precisam de 10 dias ou mais para sair o diagnóstico, e isso, depois de passarmos meses na fila para fazer o exame. Nunca esperei mais de meia hora para fazer qualquer tipo de exame na China, os resultados saem na hora, o máximo de espera é de uma hora quando o exame é mais complicado. Lá, ninguém morre esperando na fila do SUS.




Ricos: Mais uma vez, acreditam que todos os brasileiros são ricos e que o Brasil é super avançado. Não vou nem falar muito. Resumindo: é um povo de primeiro mundo elogiando o que não conhecem.





5 comentários:

  1. Como pode?! Tem um ponto cego na educação dos chineses... sobre países emergentes rsrs O Brasil parece ser um paraíso... Aqui realmente não é tão ruim, mas está longe dessa visão otimista dos chineses.

    ResponderExcluir
  2. O IDH da China e e a educação lá é pior que a do Brasil. Me poupe né?

    ResponderExcluir
  3. obrigado...
    estou paquerando uma chinesa e precisava saber o que pensam dos brasileiros...
    e sobre hospital, temos muita verba, o q falta é gestão.... interesse público... dinheiro tem sobrando..

    ResponderExcluir