domingo, 1 de março de 2015

Hábitos chineses que assustam os brasileiros

Cada região tem seu povo, cada povo tem a sua cultura, e cada cultura tem seus hábitos. Depois de morar 15 anos na China, me acostumei com algumas coisas, outras não, mas alguns hábitos chineses ainda me assustam.

Comer cuspindo

É comum quando comemos com ou perto de chineses, presenciar uma cena não muito agradável. Os chineses acreditam que você tem que colocar pra fora tudo que está lhe fazendo mal, independente da hora e lugar e isso não é diferente na hora de comer. É comum (quase correto) jogar pedaços de alimentos que você não irá mais comer na própria mesa ou até mesmo no chão. A alguns anos atrás, saí com alguns colegas de classe e nossa professora, ela gostava muito de peixe, pelo menos me pareceu. Para começar, ela comia de pernas abertas, deixando um bom espaço entre os pés pra “jogar” o que ela não iria comer. Ela colocava um pedaço de peixe na boca, passava de um lado pro outro e “pfu!”, ela cuspia as espinhas entre as pernas, repetiu isto até o final. No final, aquilo parecia uma lavagem entre os pés dela, era espinha de peixe, gordura de porco e mais um monte de gororoba. Pra ela, aquilo era normal e não havia necessidade se envergonhar, afinal, quem nunca? Isso só mostra que ela apreciou a comida.



Escarrar quando e onde você quiser

Mais uma vez, como é saudável colocar pra fora tudo que não faz bem, com certeza você já presenciou ou irá presenciar uma cena dessas:


O pior é quando fazem na sua frente. Muitas vezes tive que parar de comer depois de ver 2 kg de catarro serem puxados lá da alma de alguém, até cair no chão, do lado do meu pé.


Água quente

Sabia que beber água fria faz mal? Pois é! Está com dor de cabeça? Dor de barriga? Indisposta? É culpa da água gelada. A receita para uma vida saudável é: beber somente água quente. Foi o que ouvi mais de 200 vezes na China.


É só abaixar e usar o banheiro

Eu já mostrei como são os banheiros chineses e as roupinhas práticas de crianças pra poder usá-lo onde for. É comum na China, estar andando em uma calçada e ver um avô segurando seu netinho de pernas abertas enquanto ele faz as necessidades, mas e se ele precisar usar o banheiro dentro do metrô?



Comidas geladas


Não é bom uma comidinha quente feita na hora? Se você está sem tempo e lembra que tem alguma coisa na geladeira, o mínimo que você faz é esquentar no micro-ondas. Chinês gosta de inventar, pra que esquentar a comida se geladinha é uma delícia?! Pois é, existem pratos gelados na China. Eu nunca gostei e nunca comia, até chegar no Brasil. Uma certa vez, fui convidada para jantar na casa de alguns amigos chineses, eles estavam comentando entre si que a comida daquela noite seria uma delícia. Enquanto eu imaginava um frango xadrez, um rolinho primavera, veio um prato de couve-flor coberto de pimenta, o prato era gelado. Fizeram algumas horas antes, deixaram esfriando e o grande prato foi servido. O outro prato para acompanhar era gordurinha frita. 


4 comentários:

  1. Eu sempre quis conhecer a China, mas essa do cocô diminuiu consideravelmente minha vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estive e não vi ninguem a fazer coco, mas vi as crinaças com as calças com buracos atras e nao entendia o pq. Mas o pior é escarrarem na maior barulho, catarros vindo a alma Confesso que as vezes parei de comer.

      Excluir
  2. hahahah legal, mas a do coco foi .... bem n legal... hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. China e suas peculiaridades...amo de paixão, apesar de ainda não ter conhecido, aprendi a amar através de amigos chineses, que por sua vez amam o Brasil.

    ResponderExcluir