quarta-feira, 18 de março de 2015

Do meu jeito!

Todos achamos que somos os certos, o brasileiro vai achar que seu jeito é melhor que do chinês, o americano acha que seu jeito é melhor que dos brasileiros e assim por diante. Além disso, todos nós somos teimosos, achamos que se as coisas não acontecerem do nosso jeito, não sairão “perfeitas”, e chinês é muito teimoso!

Era um belo dia no ano de 2003 e tínhamos acabado de chegar na cidade Kunming, conhecemos um novo hipermercado e fomos comprar o famoso pão francês para tomarmos nosso café da tarde. Meu pai deu algumas voltas naquele Pricemart até que as bisnagas saíram do forno e lá foi ele pedir duas para a atendente da padaria.

- Moça, me dá duas dessa. (Apontando para os pães que estavam quentinhos)
-Não dá, você tem que levar esse daqui (pegou o pão velho e frio)
-Mas por que não? Eu quero quente.
-Faz mal pra saúde, você não pode comer.
-Mas eu gosto é quente, me dá o quentinho.
-Moço, não posso te dar, ele está quente, você tem que comer o frio.

E assim foram vários minutos tentando convencer a atendente que ele queria somente se fosse do pão quentinho e mesmo assim ela não “entendeu” até que ele soltou a frase:

-Eu tô pagando, eu levo o que eu quiser e eu quero ESSE daqui, o quente!



Depois dessa não teve jeito e com muito esforço ele conseguiu levar duas bisnagas de pão francês quentinho para casa.

A partir daquele dia, toda vez que ele ia no Pricemart, de longe já indicava pra mulher que ele queria dois pães daquele jeitinho, quente. A mulher sempre virava pro lado e soltava a frase: Lá vem aquele gringo do pão quente de novo!

Não bastasse o pão que não podia ser vendido quente, ainda tinha o frango que não podia ser vendido inteiro.

Era véspera de natal e meu pai foi para a feira procurar um frango para assarmos para a ceia, ele encontrou o frango, pediu pra moça que trabalhava no galinheiro despenar o frango e tirar a cabeça e pés. Feito tudo que ele tinha pedindo ela se preparou pra picar o frango todo e lá foi a confusão:

-Moça, não corta não, eu quero o frango inteiro
-Não, mas eu tenho que cortar, não dá para comer inteiro.
-Eu quero inteiro, minha mulher pediu pra eu comprar inteiro.
-Ela está enganada, frango inteiro não é bom
-Mas eu quero inteiro, eu como inteiro
-Mas você não vai gostar, é ruim!
-Mas eu quero!
-Mas não é bom, eu tô te falando, você não vai gostar, deixa eu picar logo.



E de novo, não teve jeito, a mulher só se aquietou após ouvir:

-O frango é meu! Eu quero ele inteiro e você não vai cortar! Me dá ele logo!


É, na China as coisas são mais complicadas mesmo, os chineses sempre gostam de fazer as coisas do jeito deles, mas afinal, quem não gosta? No final das contas, voltamos para casa com nosso pão quentinho que de acordo com a atendente nos faria mal e o frango que mais uma vez, foi prometido não ser gostoso. Passamos por muitas situações similares, é sempre importante ter paciência e as vezes somos até forçados a ser grossos, mas fazer o que se meu jeito é melhor do que o seu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário