segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

10 razões pra você aprender mandarim

A cada dia que passa o Mandarim está ficando mais importante e popular, e começa a existir a sensação de que se você não sabe Mandarim, você está ficando para trás. E para justificar isso, vou listar 10 principais razões para você aprender Mandarim:





1) A China emergiu de um longo período de estagnação e é uma das grandes potências do mundo de hoje. A economia chinesa é atualmente a segunda maior do mundo e continua a crescer num ritmo incrível. Aprender a falar chinês é uma ótima maneira de aproveitar essa enorme mudança econômica, e traz para você uma grande vantagem neste cada vez mais competitivo mundo dos negócios.


2) Oportunidade, oportunidade, e oportunidades que não acabam mais: as empresas multinacionais estão competindo à procura de profissionais com conhecimento em Mandarim para trabalhar como executivos em empreendimentos na China. E agora… vem a seguinte questão: entre concorrentes a uma vaga de emprego… qual a empresa vai contratar: o candidato que sabe falar chinês ou aquele que precisa de um tradutor? Pois é pessoal …chegou a hora de você aprender Mandarim, e ter um futuro brilhante!


3) A China é um grande mercado de exportação: A China é um país continental, que tem a maior população do planeta, com mais de 1 bilhão de pessoas! Falar Mandarim é essencial se você pretende fazer negócios com os chineses, e alcançar esse mercado consumidor gigantesco!


4) Globalização. Com o processo da globalização, as distâncias se encurtaram… O contato com pessoas de outros países está mais fácil; se antes o Brasil não via a China como parceiro econômico… hoje em dia não temos mais dúvida da importância da China na economia brasileira! Saber falar chinês quando se trabalha com chineses, ou até mesmo dizer algumas palavras em chinês ajuda na comunicação com as pessoas de negócios da China.


5) Saber Mandarim é útil para o governo. Você sabia que o Itamaraty envia frequentemente à China diplomatas recém-formados para aprender Mandarim, a fim de melhorar a comunicação na embaixada brasileira na China? Esse empenho demonstra a importância fundamental e estratégica da China, pois o Brasil está cada vez mais ligado ao governo chinês.


6) A cultura chinesa tem mais de 5000 anos de idade. Ao aprender a língua chinesa, você vai aprender uma outra cultura. É maravilhoso conhecer os ensinamentos de Confúcio e dos grandes filósofos chineses. Quando você lê uma poesia chinesa traduzida para o Português, geralmente se perde algum significado quando traduzido, mas se você sabe chinês, entenderá a essência do que está escrito. A Medicina Tradicional Chinesa é respeitada e bastante difundida no Brasil… ou vai dizer que você nunca fez uma Acupuntura, ou Massagem, ou até Tai Chi Chuan? Sem dizer nos admiradores do Qi-Gong e Kung-Fu em nosso país!!


7) Aprender outro idioma mantém o seu cérebro afiado e ativo. Quando você fala uma palavra, esta palavra desencadeia inúmeras associações no nosso cérebro. As numerosas associações mentais que são jogados em nosso cérebro abrem novas idéias. Talvez seja por isso que as pessoas que sabem mais do que uma língua nos parecem mais inteligentes… Para você ter uma idéia… Certa vez um aluno meu me disse uma vez que a memória dele melhorou muito desde que ele começou a aprender Mandarim comigo.


8) Aprender chinês é uma vantagem competitiva. A concorrência está brava por bons empregos, bons estágios hoje em dia. Nada melhor como enriquecer seu currículo acrescentando que você tem conhecimento em Mandarim. Não perca mais tempo, e comece hoje mesmo a aprender Mandarim!


9) O Mandarim é a segunda língua estrangeira mais ensinada no mundo. Depois do inglês, não existe outra língua tão ensinada e falada no mundo inteiro. No Japão está em primeiro lugar, e nos Estados Unidos, depois do espanhol, é o Mandarim a língua mais ensinada. Se os japoneses e americanos estão aprendendo, porque não nós do Brasil?


10) Na China, sem o Mandarim, não dá: Praticamente todos meus alunos sonham, ou já foram à China. E… não tem jeito, tem que saber falar chinês para se virar lá! São pouquíssimos os chineses que sabem falar inglês, a maioria fala apenas chinês… e se você não quiser ficar perdidinho da Silva lá na China, vai ter que saber pelo menos o Mandarim Básico!



Agora eu pergunto para você… você concorda com esses motivos? Você já fala chinês, ou já começou a aprender o Mandarim?

3 comentários:

  1. karina, muito admiro sua experiencia, conhecimento da cultura e a lingua chinesa, neste topico da Oportunidade de trabalho para quem fala mandarim, gostaria de saber onde posso pesquisar as possibilidades para brasileiro que fala mandarim fluente.

    Grato, Luis.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luis, existem vários sites que publicam vagas, é possível encontrar no linked in e Catho.

    ResponderExcluir
  3. Amei... to adorando estudar Mandarim.
    Xie xie

    ResponderExcluir