quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Tradições do ano novo chinês

O ano novo chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adotadas por diversas nações do oriente que seguem um calendário tradicional distinto do ocidental, o calendário chinês.

As diferenças entre os dois calendários fazem que a data de início de cada ano-novo chinês caia a cada ano em uma data diferente do calendário ocidental.

O ano novo chinês é a celebração mais importante do calendário chinês. No ano  2015 (ano chinês 4713) comemora-se o ano do carneiro, e tem início em 19/02.




Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze se apresentaram, Buda em agradecimento os transformou nos signos da Astrologia chinesa.
Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são, de acordo com a ordem que teriam se apresentado a Buda na lenda acima citada: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e o porco.

Desta forma, se 2008 é o ano do rato, 2009 é atribuído ao Boi (búfalo), 2010 ao Tigre, 2011 coelho e assim por diante. 

A China vive nestes dias o maior deslocamento humano do planeta e em suas principais metrópoles, como Pequim, milhões de emigrantes voltam às suas cidades natais para celebrar o Ano Novo Lunar, especialmente de trem, a opção mais acessível para a maioria. O Ministério de Transporte da China prevê 2,8 bilhões de deslocamentos, 3,4% a mais que em 2014.

Tradições:

Envelopes vermelhos

Tradicionalmente, os envelopes vermelhos são dados durante a celebração do ano-novo chinês, de casais ou dos mais velhos para os mais jovens solteiros. É muito comum que adultos e jovens casais deem envelopes vermelhos para crianças.
Os envelopes vermelhos geralmente contêm dinheiro, em quantias que variam de alguns reais até valores de centenas de reais. De acordo com o costume, a quantia presenteada(o valor) deverá sempre ser em números pares, pois os números ímpares geralmente são utilizados para as quantias de dinheiro dadas durante cerimônias funerais.

Logo que chegamos na China, não sabíamos destas “regrinhas”. Fomos todos alegres levar um envelope para o porteiro, na hora não entendemos porque ele rejeitou e se sentiu ofendido, fomos descobrir mais tarde que envelope branco era como se estivéssemos desejando a morte dele, coitado!

Fogos de artifício

Na China antiga caules de bambu eram preenchidos com pólvora com o objetivo de criar pequenas explosões para afastar espíritos malignos. Nos tempos modernos, este método eventualmente evoluiu através do uso de panchões , os quais são geralmente amarrados a um longo barbante, podendo então ser pendurado. Cada panchão é envolto em papel vermelho, já que o vermelho é considerado auspicioso, com pólvora no seu interior. 

Por serem dezenas ou centenas, e estarem unidos pelo barbante, assim que aceso, o panchão libera estrondosos sons de estalos, pequenas explosões ensurdecedoras, as quais se acredita que espantarão os espíritos malignos. A queima dos panchões também significa o momento de diversão do ano, parte essencial das celebrações de ano-novo chinês.


Vestuário

As roupas utilizadas durante todo o ano-novo geralmente são da cor vermelha ou de cores vibrantes, pois os chineses acreditam que a cor vermelha afugenta os espíritos malignos e a má sorte. As pessoas também vestem roupas novas da cabeça aos pés para simbolizar um novo começo em um novo ano. Vestir novas roupas também significa a posse de pertences suficientes para usar e vestir no novo ano. O vermelho é a cor da sorte (fortuna).




Dumpling


Ano Novo Chinês: tradicionalmente as famílias se reúnem para comemorar com um almoço onde, as mulheres se juntam e fazem dumplings.
Dumpling nada mais é que  um pedaço de massa de farinha de arroz, muito fina que quase parece um papel de seda, transparente.


O recheio pode ter vários tipos de carne picada de porco, frango, camarão ou misturado. Acrescenta um verde que parece uma cebolinha mas que eles chamam de couve chinesa. Come-se acompanhado de uma mistura de molho de soja, alho, vinagre, azeite, mostarda e pimenta para quem gosta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário