quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Tratamento de células tronco - Saúde na China parte 3/3

Existem tratamentos experimentais ao redor do mundo que dizem curar doenças que a medicina de hoje ainda não alcançou, no Brasil, este tipo de tratamento é pouco estudado e quando é pesquisado não é permitido o uso frequente.

Em 2011, fui convidada por um casal de brasileiros a viajar até Pequim e ajuda-los na tradução do tratamento de células tronco que a filha deles estaria recebendo. Até então, eu pouco conhecia sobre este tipo de tratamento e muito menos sabia se realmente funcionava.

Os médicos primeiro explicaram de onde as células são “extraídas”, garantiram que a “origem” é segura e só são utilizadas células doadas.
O tratamento era simples: remédios na veia diariamente e uma vez por semana, o paciente era levado para uma sala reservada, e as células eram aplicadas na coluna.



As células-tronco de embriões têm a capacidade de se transformar em outros tecidos do corpo, como ossosnervosmúsculos e sangue. Logo, pode curar quase qualquer coisa.

No hospital onde fiquei 3 semanas, fiz amizade com vários médicos e enfermeiras, eles me contavam muitas coisas. Descobri que existiam autistas fazendo o tratamento e que realmente dava resultado, travavam também pessoas com problemas neurológicos, crianças com deficiências dentre outros.

Como o tratamento era caro (para os padrões chineses), embora bem mais barato que nos EUA e Alemanha, só haviam pacientes estrangeiros. O Hospital era de alto padrão, tecnologia de primeiro mundo, médicos e enfermeiras disponíveis a qualquer momento para os pacientes. Até eu, que era só a tradutora, fui recepcionada no aeroporto por um motorista do hospital.

O tratamento da garota durou 5 semanas e mais de 20 mil dólares, ela voltou para o Brasil com uma melhora significante.

Perguntei para o casal como eles ficaram sabendo do tratamento e do hospital, eles tinham visto uma reportagem no fantástico.


Enquanto muitas coisas no Brasil ainda são sonho ou esperança para o futuro, na China, já está acontecendo e salvando vidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário