quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Pratos exóticos

A China possui uma das mais exóticas e conhecidas culinárias de todo o mundo. Na maioria das grandes e médias cidades do planeta, é possível encontrarmos algum restaurante chinês, mesmo que seja um fast-food. A principal característica da culinária chinesa é o contraste das cores, aromas e sabores de cada prato, uma tradição baseada no yin e yan: os pólos contrários se complementam. É comum vermos a mistura de pratos doces e salgados, picantes e agridoces, quentes e frios, etc.

Para os chineses, a cor, o aroma e o sabor dos alimentos possuem a mesma importância. Por isso são usados ingredientes específicos, como o alho-poró, o gengibre e a pimenta, que conferem um aroma bastante agradável aos pratos, que também são bastante coloridos.


Nos anos 50 e 60, a China passou por muitas dificuldades, a falta de alimento foi um fator que mudou o jeito de viver da população chinesa. Naquela época, para não morrer de fome, as pessoas comiam de tudo que encontrassem, fosse mato, casca de árvore, restos de legumes, até bichos como larvas e vermes. Para quem não é acostumado isso é inaceitável mas isso tornou-se parte da vida dos chineses. Muitos dos alimentos que de primeiro rejeitaríamos se tornaram alimentos que compõe as refeições do dia a dia.

                     
Não adinta comprar 1 kg de carne e jogar fora 1/3 porque é gordura ou alguma parte que você não gosta. Aprenda com os chineses, não desperdice, aproveite e crie um prato lindo como este de língua de pato. 






Esta sopa de carne tem muita proteína, além de muita carne, ainda vem com os vermes que "cresceram" dentro da carne. Algumas pessoas deixam os alimentos expostos por alguns dias justamente para que eles fiquem mais "saborosos" e "diversificados". 




E esse docinho? Bom, ele é feito com uma espécie de erva medicinal, ah, e leva  pó feito de tartaruga para ficar consistente. 


Sopa de bambu, como eu disse, tudo é aproveitado.



Parreira de chuchu. Muitas vezes jogado fora no Brasil, é um prato delicioso, eu mesma comi múltiplas vezes. 


Parece algum tipo de pudim de chocolate....Mas não é! Este é o famoso sangue de porco consistente. Sem comentários. 

Um comentário:

  1. eu sei que é cultura, mas que eca! >< se eu fosse pra china so comeria yakissoba kkkk

    ResponderExcluir