terça-feira, 6 de janeiro de 2015

A escrita chinesa e seus mistérios

Você já deve ter ouvido falar que os caracteres chineses são muito difíceis e se você estiver estudando chinês você pode confirmar que isto é verdade. Mas de onde será que viram os ideogramas chineses? Será que eles têm história? Fazem sentido?

Alguns dizem que os ancestrais desenhavam os objetos de acordo com o que viam, era uma forma deles recordarem fatos, outros dizem que a escrita chinesa iniciou junto com a civilização chinesa, outros brincam e dizem que alguém pegou prisão perpétua e resolveu complicar a vida de todos os outros chineses criando uma escrita dificílima.

A língua chinesa contém cerca de 600 símbolos básicos, que são palavras básicas. Outras palavras podem ser formadas pela combinação desses símbolos básicos para as figuras mais complicadas. A escrita chinesa, hoje, contém mais de 80 mil ideogramas.

Mas como os ideogramas surgiram de verdade? Existem várias teorias, inclusive de que a escrita chinesa foi criada de acordo com os acontecimentos bíblicos. Bom, se isso é verdade eu não sei mas a origem de alguns caracteres realmente nos fazem pensar se isso realmente era possível.

Vamos começar com o caracter (Jìn)

 “E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." (Genesis 2:16, 17). Isso pode ser encontrado no caractere chinês para proibição ou proibir.


O caracter chuántambém é muito comentado neste quesito.

 “ Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio.” (Gênesis 5:32; 7:7). "nos dias de Noé, enquanto se preparava a ARCA; na qual poucas (isto é, OITO) almas se salvaram pela água;" (1 Peter 3:20) Isto pode ser encontrado na palavra chinesa chuán que quer dizer barco: 


E o (Tǎ)

Depois do dilúvio a humanidade não obedeceu ao comando de Deus de se espalhar pela Terra: “E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o TIJOLO por pedra, e o betume por cal. E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma TORRE cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. E o Senhor disse: Eis que o POVO é UM, e todos têm UMA MESMA LÍNGUA; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a língua de toda a terra, e dali os espalhou o Senhor sobre a face de toda a terra."(Genesis11:2-4,6-7,9). Os tijolos eram cozidos com palha, que é GRAMA seca. Confira: “não torneis a dar PALHA ao povo, para fazer tijolos” (Exodus 5:7). A torre de Babel pode ser encontrada na palavra chinesa Tǎ que quer dizer, torre:






É coincidência? O que você acha? 

Achou interessante? Gostaria de ter uma noção do que é o mandarim? Aprender algumas frases do dia a dia? Acesse aqui. Canal do meu amigo Rafael Papageorgiou

Um comentário:

  1. Na palavra Barco Grande, acho que erraram na tradução. Não é 8 (ba), é ji.

    ResponderExcluir