quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

É frio na China?

Uma das perguntas muito questionadas por pessoas quando ficam sabendo que morei na China é se lá é muito frio. Bom, no Brasil, é muito quente? Tudo depende! O inverno no sul do Brasil pode chegar abaixo de 0 grau, mas em compensação, no norte, o calor é eterno.

A China é o terceiro maior país do mundo em área terrestre e tem fronteiras com quatorze nações, mais do que qualquer outro país do mundo. Daí você que o clima vai variar muito de região para região.

Uma das cidades onde morei, Macau, localizada no sul da China, no verão pode chegar a 36Cº, porém, com a umidade de 99%, a sensação de calor é muito maior. Quando morávamos lá, era tão úmido que o chão do saguão do prédio onde morávamos era coberto de papelão, as paredes escorriam água como se tivesse chovendo dentro do prédio, mas lá fora, nenhum pingo de água. No inverno, a temperatura chegava a 10Cº, os ventos eram muito fortes e isto dava a sensação de inverno rigoroso.

Quando nos mudamos para GuangZhou, os verões eram um pouco mais quentes e o inverno poucos graus mais frios, a diferença era que no verão não era tão úmido e no inverno não ventava tanto quanto Macau, proporcionando uma sensação um pouco mais agradável o ano inteiro.

O terceiro destino foi Kunming, a cidade chamada de eterna primavera, isso porque ela variava de 0Cº a 29Cº o ano inteiro, não era considerada nem muito fria, nem muito quente, confesso que eu gostava do clima da cidade. Diariamente, era a cidade com maior variação de temperatura, dependendo da época, podia variar entre 6Cº e 24Cº em um dia, mas anualmente, a temperatura era estável, diferente de Pequim. Por Kunming ser considerada a cidade da primavera, o governo achava que não havia necessidade para aquecedores internos nos prédios, as vezes, dentro de casa era mais frio do que fora, dormíamos com várias meias, com luvas, 4 ou 5 cobertores grossos.


Embora eu não morasse em Pequim, visitei a cidade 5 vezes em diferentes estações, no verão (julho e agosto) o calor era muito intenso, eu suava o dia inteiro(e olha que sou magrinha), era úmido e quente, o que salvava era que a poluição no ar não permitia que o sol atingisse forte a cidade, tudo cheirava a suor. No outono era mais agradável, uma leve brisa refrescava a cidade, e aos poucos o inverno ia se aproximando, e de repente, ele já tinha chegado. A temperatura no inverno chegava a -10Cº, era o suficiente para congelar qualquer água em movimento. Nessas cidades realmente frias, tem aquecedores nas casas e prédios.



Existem cidades na China que no Inverno o frio chega a -30Cº, não me pergunte como uma pessoa vive nesse frio que eu não sei. O frio é tão intenso que a cidade criou o festival de gelo, como ponto turístico e isso atrai os turistas, mas acredito que só o frio em si já é o suficiente para atrair.








2 comentários: