terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Saúde na China- Parte 2/3

Você ficou doente e foi para o hospital, o médico te pede uma pilha de exames e você já sabe que vai ter que cancelar todos os seus compromissos porque vai levar um chá de cadeira, isso quando os exames não são feitos em outros lugares. Seja para esperar a sua vez na hora de fazer um exame ou para esperar o resultado do exame. Não adianta, no Brasil TUDO demora mesmo.

Já expliquei no post Saúde na China 1/3 como funciona a visita ao médico. Depois que o médico passa a lista dos exames, nos mostram também onde os mesmos serão realizados, nunca tive que sair do hospital para fazer um exame mais elaborado em uma clínica própria. Pra que complicar?!? Os exames de sangue são feitos na hora, na maioria das vezes sem fila e em 30-40 minutos o resultado sai. Assim vai, enquanto espera o resultado de um, faz o outro exame, raio X por exemplo, as vezes leva até 1 hora, muito tempo para quem não é acostumado. Enquanto no Brasil alguns exames levam 10, 15 dias ou até 1 mês para sair o resultado, na China, exames de gênero algum passam para o dia seguinte.

Lembro me dos exames que fazíamos na escola chinesa, um desses era o exame de sangue, eram realizados de uma maneira bem diferente, todos nó ficávamos em fila, a enfermeira pegava uma pequena agulha e fazia um pequeno furinho no nosso dedo, quando saía uma gota de sangue ela pegava um pequeno sugador, sugava a gotinha de sangue e colocava diretamente em uma máquina, na mesma hora saía um papel dessa máquina com algumas informações e resultados e logo era a vez do próximo aluno. Tudo não levava mais de 60 segundos.




Em alguns hospitais, geralmente os públicos, ao chegar no hospital você recebe um cartão, este cartão deve ser recarregado com dinheiro na boca do caixa. Por exemplo, você colocou 200 rbm nele, na hora de fazer um exame de sangue, o valor é de 50 rbm, você passa o cartão como se fosse um cartão de débito, exame pago exame feito. Muitas vezes, alguns exames podem ser feitos na própria sala do médico e lá, você já passa o cartãozinho na máquina, igual quando fazemos compra no supermercado. Se for necessário reabastecer o cartão é só fazer isso na boca do caixa, e se houver saldo no cartão no final da consulta, é só pedir o reembolso, ele é pago na hora em dinheiro, sem demora, sem burocracia.


Outra coisa importante, se você está em um país estrangeiro não adianta teimar com o povo local. Eles fazem o que fazem a centenas ou milhares de anos e dá certo. Já vi muitas vezes brasileiro rejeitarem a fazer exames e tratamentos que os médicos chineses passavam só porque não era o que o paciente tinha em mente, eles não faziam e também não melhoravam, assim não dá.

Enquanto na China o paciente já foi curado, no Brasil ele morre sem antes dar tempo de fazer o exame. 

Um comentário:

  1. Legal essa ideia do cartão. Sem nenhum burocracia e bem prático. É uma pena que no Brasil isso provavelmente daria errado também. Nao entendo qual é o problema do Brasil de fazer as boas ideias darem errado.

    ResponderExcluir