sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Dinheiro é tudo

Para muitos chineses, o dinheiro é a coisa mais importante, é uma ferramenta de poder, um instrumento indispensável. Para muitos, ter dinheiro guardado é sinônimo de segurança, outros preferem comprar carros caros e roupas de grife para se exibir, não podemos negar que dinheiro é indispensável, e quem comprova isso é o Li de 30 anos, que acordou de um coma de mais de um ano após sentir o cheiro de uma cédula de 100RBM.

O paciente havia perdido a consciência depois de passar quase uma semana sem dormir navegando pela internet, em busca de uma ideia de negócio, isto aconteceu em agosto de 2013. Médicos de um hospital de Shenzen passaram meses tentando tirar Li do coma, até que familiares do paciente disseram que o dinheiro era o que ele mais gostava. As enfermeiras, então, colocaram uma nota de 100 yuan, perto do nariz do paciente, e Li começou a retomar a consciência.



Conheci muitos chineses que fariam de tudo por dinheiro e fariam ainda mais para mostrar que tinham. Deixavam de comer para andar de carro importado, largavam a família para correr atrás de uma oportunidade de negócios, e mesmo não conseguindo nada tinham que manter as aparências convidando amigos para banquetes que chagavam a custar milhares de dólares.

Entretanto, existe também o outro extremo, aqueles milionários que preferem manter o dinheiro no banco e viver na miséria, como o Chen, que alugou uma quitinete e passou a comer só miojo e usar caixas de papelão como bancos e cadeiras dentro da própria casa.

A geração mais velha gastou todas as energias no trabalho, lutando por dinheiro, se sacrificando por oportunidades mas chegam no final da vida e percebem que não valeu a pena, eles agora tem que trocar o que conquistaram na juventude por saúde na velhice, gastam tudo que ganharam para recuperar o que o trabalho tirou deles durante a vida e muitos estão querendo fazer diferente. Porém, sempre vão existir aqueles que só vivem por $.

Um comentário: