sábado, 24 de janeiro de 2015

Garota chinesa atropelada múltiplas vezes - China vs Brasil

O que dizer de uma situação dessas? Uma menina que se perdeu dos pais foi atropelada duas vezes e só foi socorrida pela sua mãe depois de ter passado 18 pessoas que a ignoraram.


Você deve estar se perguntando: Porque ninguém ajudou? Porque ninguém simplesmente não chamou a polícia?

Eu morava na China quando isso aconteceu e tive a oportunidade de questionar os próprios chineses por que tudo aconteceu desta maneira, eles me responderam dizendo que poucos meses antes houve um caso onde um velhinho foi atropelado por um carro, o carro fugiu e um jovem foi prestar socorro, o jovem queria apenas ajudar mas o idoso atropelado queria muito mais, ele se sentia no direito de receber uma indenização e como o motorista fugiu, o jovem que o socorreu foi culpado. Desde então muitos passaram a acreditar que é melhor cada um cuidar da sua vida, pelo menos nessas horas.

Outro caso que aconteceu por volta de 2010 foi que uma garotinha estava andando na rua quando um caminhão acidentalmente a atropelou, neste momento a menina caiu ferida, o motorista, ao olhar pelo retrovisor viu que a menina estava sangrando porém ainda consciente, engatou a marcha ré e passou por cima dela novamente, isso aconteceu 7 vezes até ele se certificar que a menina estava morta. Mas por que???!!! Eu me perguntei isso na época então fui questionar alguns amigos chineses mais uma vez e confesso que eu não estava esperando aquela resposta. Eles me disseram que se a menina morresse, o caminhoneiro teria que pagar uma indenização para a família da vítima como consolo, entretanto, se ela tivesse apenas ficado com sequelas, ele teria que pagar durante a vida inteira, porque pior ter um filho aleijado do que um filho morto. O que ele não sabia era que ele estava sendo filmado.



Isso não acontece só na China, essa menina atropelada representa todos os problemas ignorados pelo governo brasileiro, representa a esperança do povo brasileiro, a esperança que quase não existe mais, todos tentam ignorar os problemas, passam por cima ou fazem de conta que não veem e quando percebem que a menina está lá caída, passam longe para que a culpa não caia sobre eles.


Em que mundo estamos vivendo? Quando o amor ao “próximo” deixa de existir, qualquer outra forma de amor torna-se hipócrita e vazia, os valores estão invertidos, e o único alvo a ser atingido é a exaltação e proteção de si mesmo. 

2 comentários:

  1. Por mais chocante que a notícia seja para nós brasileiros, acho que isso é bem cultural. Na Rússia, por exemplo, é comum as pessoas terem câmera nos carros para se protegerem de pessoas que fingem ser atropeladas para processar e pedir indenizações ao motorista.

    Isso leva as pessoas a terem um pensamento de auto preservação, similar ao que a Karina explicou sobre os chineses.

    Aqui no Brasil é comum as pessoas ignorarem moradores de rua. Não sou do tipo hipócrita, também faço isso de vez em quando. Mas conheço pessoas que se comportam iguais as pessoas da imagem (fingem que não enxergam) quando, por exemplo, um idoso debilitado se aproxima do carro para pedir uma esmola...

    Por isso, repito, é uma questão cultural.

    ResponderExcluir
  2. se fosse aqui no brasil duvido que o povão não ia ajuda essa menina na hora , esse papo de "vai cair a culpa pra mim" isso é coisa de mal caráter gente que não tem coração é covarde, e outra nesse quesito solidariedade o brasileiro ganha de lavada de outros países não tem comparação...

    ResponderExcluir