terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Um eterno estrangeiro na China

Por razões de trabalho, turismo, estudos dentre outras, muitos brasileiros vão para o exterior e as vezes decidem ficar por lá. Eles acabam se casando com uma pessoa local, conseguem a cidadania ou algum tipo de permissão de permanência vitalícia, a pessoa aprende a língua, vive no país e em pouco tempo já é considerada um deles, na China, isso NUNCA vai acontecer.

Todos nós conhecemos alguém que por alguma razão foi pro exterior e acabou ficando por lá, uma grande parte dos brasileiros que vai “para nunca mais voltar” alega que saíram do Brasil para fugir da violência ou corrupção.

Por eu ter sempre morado no exterior, eu não entendia alguns conceitos básicos da vida, meus pais tinham que renovar meu visto várias vezes por ano, tínhamos amigos que tinham que sair da China e depois voltar pois o visto deles havia sido negado, então para mim, um VISTO era essencial pra podermos viver neste mundo. Um belo dia, eu devia ter em torno de 8 anos de idade, perguntei a minha mãe se as pessoas poderiam viver em algum lugar do mundo sem precisar tirar visto e ela me respondeu: “No país de origem da pessoa. ” Essa é a realidade na China, você só vive lá se tiver visto, ou seja, se você tiver beneficiando eles de alguma maneira, nada de “ Ai, gostei! Acho que vou ficar! ”

Na China, um estrangeiro sempre vai ser um estrangeiro, não importa se ele já morou lá 30 anos, não importa se é casado com chinês, e muito menos se a pessoa fala bem a língua e entende da cultura. Sempre que você tiver com chineses em um restaurante, eles vão elogiar como você sabe comer bem de palitinhos, como você é li hai (fera) porque já se acostumou com a comida deles. Eles sempre vão dizer que o mandarim de um estrangeiro é bom e que ele é inteligente por ter aprendido uma língua tão difícil. Em outras palavras: Você sempre será diferente.


Algumas pessoas me dizem que os chineses elogiam os estrangeiros pensando o seguinte: Eu sei que a nossa língua é difícil, só quem é muito inteligente aprende, eu sei que nós somos fera quando lutamos kungfu, se você conseguiu aprender, você também é muito esperto. Outros acham que eles são muito simpáticos com os estrangeiros, ou talvez seja só por educação.


Não adianta tentar ser igual. Como dizia uma amiga minha “Chinês é chinês, o resto é o resto”. 

4 comentários: