segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Censura na China - Parte I

A implacável censura chinesa não poupa nem a inocência infantil. Era um dia comum quando a professora de uma escola local pediu para que os alunos escrevessem uma carta para alguém. Poderiam escrever sobre o que quisessem e para quem quisessem. Um menino de 9 anos, na sua inocência, resolveu escrever para o presidente chinês Xi Jin Ping explicando seu ponto de vista sobre as naves espaciais e a vida na lua.



Chegou em casa e mostrou à mãe. Ela achou curiosa a carta e os pais logo enviaram uma foto do texto para alguns amigos online. Em pouco tempo a carta se popularizou. A razão disso foi o que no final da carta, para descontrair um pouco, o garoto recomenda que o presidente chinês perca peso, embora assinale que não precisa “ficar tão magro quanto [o presidente americano Barack] Obama”, mas que podia ter como modelo o presidente russo, Vladimir Putin.

Pouco tempo depois, esse conteúdo foi censurado nas redes chinesas e está bloqueado. A que ponto chegou o controle do governo?! Se um garoto de 9 anos comentar sobre o peso do presidente já é considerado uma grande ofensa e ameaça, imagina qualquer outra opinião ou comentário da população. Por isso, a liberdade de expressão não existe.



Desde criança, os alunos são ensinados na escola a nunca ofender ou questionar autoridade, existiam textos sobre o comunismo e o Mao Tse Tung que os alunos tinham que decorar, as escolas ensinavam como o comunismo é bom e que todos os países querem isso mas infelizmente não conseguem (palavras da boca da minha professora da segunda série). É feita uma lavagem cerebral e confesso que, mesmo sendo brasileira, não sei de onde saiu a ideia do garoto de dar uma opinião sobre o presidente, já que na China eles não têm exemplos de tais ações.

Lembro me de uma vez que um chinês estava me explicando como na época do Mao Tse Tung as coisas eram mais rígidas. O sobrenome “Mao”, se escreve “”, e esse mesmo caracter pode ser usado em conjunto com outro para formar a palavra “lagarta”. Nos anos 60, se alguém visse uma lagarta e xingasse com o nome que incluía o caracter “”, não acordava mais para ver a luz do dia.


Nem as crianças são poupadas do regime, afinal, o que seria de um país que a própria população fala que o presidente está acima do peso!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário