domingo, 21 de dezembro de 2014

Vida saudável

Já pensou em acordar todos os dias às 5 da manhã para praticar artes marciais na praça com seus vizinhos? Uma das coisas muito comuns na cultura chinesa é a prática dos exercícios físicos. Mas diferente do Brasil, onde as pessoas preferem fazer musculação, os chineses se exercitam de uma forma mais livre na praça.

Desde criança, quando eu saia de casa às 7 horas da manhã para ir para a escola, via que a pracinha do nosso condomínio era lotada de aposentados se exercitando, na maioria das vezes dançavam com leques ou espadas.




Esses grupos são formados por um professor e seus alunos. As turmas menores têm 5 a 6 alunos, e as maiores, em locais mais movimentados, pode chegar a ter até 100 alunos.  Uma vez já fui informada que o professor cobrava apenas 25RBM, equivalente a 10 reais por mês de mensalidade dos alunos, ensinava-os e eles faziam parte do grupo de exercícios diário.  

Às vezes, têm grupos a noite, neste horário geralmente são grupos de dança, salsa, tango, Tcha Tcha, essas são algumas das danças que fazem sucesso nas ruas. Algumas músicas são tão animadas que atraem turistas e pessoas que estão passando no local, muitas delas param para dar uma olhada e alguns até se juntam à multidão para dançar.

A prática dos exercícios começa cedo. Desde que as crianças começam a frequentar o jardim de infância, existe um horário reservado para as atividades físicas em conjunto, que é na verdade uma dança para todos da escola.  A música começa a tocar e todos começam a se movimentar. Um aluno ou professor fica na frente demonstrando o que deve ser feito. Os exercícios são os mesmos todos os dias e pouco tempo depois, todos fazem os movimentos iguais e ao mesmo tempo.



Alguns exercícios são engraçados, até hoje muitos não entendam porque eles exercitam o dedinho da mão ou massageiam as orelhas. No início isso é realmente estranho. Na escola onde eu frequentava, 2 vezes por dia tínhamos que massagear os olhos ao som da musiquinha que saia do alto falante, era relaxante e poupava problemas na visão.



Será que esse é o segredo da longevidade? 

Um comentário:

  1. Olá.
    Estou pesquisando um curso de mandarim em Pequim por 2 semanas.
    Isto é para o fim do ano. Poderia indicar ? Obrigado. Cristiano.

    ResponderExcluir