terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Casamentos arranjados na praça

Este é um típico cartaz que fica na praça chamando a atenção de pais que estão à procura de uma noiva para seu filho (ou vise versa). Sim, na China ainda existem casamentos arranjados e muitos deles são feitos em praças.

Preocupados com o futuro dos filhos que mal tem tempo de conhecer potenciais cônjuges, os pais vão às praças públicas nos fins de semana a procura de um par ideal para os filhos.

A praça vai se enchendo enquanto os pais passam um tempo lendo os cartazes que estão expostos, para assim, terem uma ideia de quem vão querer procurar. A medida que a praça vai lotando, todos começam a conversar, compartilhar informações de seus filhos, salários, qualidades, posses, fotos. Eles alegam que a beleza é importante, mas está em segundo plano, o que mais pesa são as posses e os estudos.

Os pais sempre procuram um par que esteja à altura de seus filhos(as), tanto economicamente, como profissionalmente, pois para eles, essa é a base de um bom relacionamento. Muitos chineses já me falaram que não dá certo quando o marido é advogado e sua mulher de uma profissão mais simples. O ideal é que os dois estejam no mesmo nível, mas de preferência, que o homem tenha um pouco mais de condições que a mulher. A exigência mínima para o homem é que ele tenha casa e carro, os chineses até brincam dizendo eu a mulher chinesa não casa com o homem e sim com a casa e carro dele. Isso é, de uma forma, verdade, principalmente porque existem quase 10% de homens a mais que mulher na China, quem não correr atrás, perde.

Depois das informações e contatos trocados e tudo anotado nos caderninhos, é hora de planejar um encontro para os filhos. Os pais garantem que o filho não é obrigado a casar com quem eles escolherem mas um fator importante para a felicidade do casal é estabilidade financeira. Isso é levado muito em consideração.



Muitas pessoas hoje em dia preferem casar em torno dos 30, fazem todo um planejamento, tempo de namoro, de noivado, idade para ter o primeiro filho e deixa de ser natural. O casamento acontece, muitas vezes sem o amor, ele só vem depois mas o que importa é que fizeram um bom casamento, alegraram os pais e a estabilidade está garantida. 

3 comentários:

  1. A pouco tempo um jornal de Hong Kong publicou uma reportagem sobre esse tema pois com a falta de mulheres disponiveis 2 amigos fizeram um trato casariam os dois com uma ,ora pois as mulhres com a prosperidade da China passaram a exigir demais e como os dois nao tinha condicoes financeiras para tal empreeendimento resolveram juntar forcas ( money ) a rapariga acho interessante a proposta e aceitou.

    ResponderExcluir
  2. Não sei o que é mais interessante, o post ou o comentário acima...

    ResponderExcluir