quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Comemorando o Papai Noel

Dia 25 de dezembro, natal, é o dia que muitos comemoram o nascimento de Jesus, nesta data, as famílias se reúnem, deixam de lado seus problemas e apreciam um momento agradável com familiares e amigos. O natal é, pelo menos tradicionalmente, uma lembrança do nascimento de Jesus, que veio com um propósito de salvar a humanidade. Naturalmente, é uma comemoração cristã.

Na China, o natal existe, mas não o natal com o significado original. Ele passou a ser considerado um evento “ocidental” e hoje, é a festa do Papai Noel.



Em 1997, quando me mudei para a China, tudo era muito tradicional, na época de natal não existia muita coisa, os estrangeiros comemoravam em suas casas e no dia seguinte tudo voltava ao normal. Porém, a China viu uma grande oportunidade comercial e pouco depois o natal virou moda. Onde andávamos víamos o Papai Noel, cartazes com a foto dele, promoções no dia deste feriado “ocidental”, a final, ninguém quer ficar de fora. Lembro-me de uma vez ter perguntado uma colega se ela sabia o porquê comemorávamos este dia, e ela respondeu sem cogitar: “É a festa do Papai Noel”.

Ao longo dos anos, as ruas começaram a ser decoradas e enfeitadas mais e mais, as músicas de Papai Noel foram sendo tocadas com mais frequência, mas nada disso foi suficiente para que esta data passasse a ser feriado.


Como todos sabem, a maioria dos enfeites e decorações de natal são produzidas na China, acima de 90%. Quando chega final de outubro as lojas de feiras começam a vender árvores de natal, bolas, enfeites, elas não perdem para a 25 de Março, porém não vendem nada “religioso”.

Nos anos de 2008 e 2009, com a crise mundial, muitos países não puderam comprar o que estava previsto e sobrou muitos produtos, naqueles anos, muitos chineses aproveitaram para comprar seus enfeites de natal já que estavam muito baratos. Desde então, a tradição vem se espalhando, e hoje, já existem apresentações, festinhas em escolas para comemorar o Papai Noel e alguns grupos costumam se presentear, afinal, todos querem uma oportunidade para ganhar presentes.


Um comentário:

  1. Karina, morei durante quase 2 anos na China e achei super bacana a forma como você descreveu o Natal por lá. Acho que é bem por aí mesmo! :D
    Criei uma página sobre viagens recentemente e compartilhei o seu post lá, pra ajudar a desmistificar alguns dos interessantes e curiosos costumes chineses pra quem não teve essa grande experiência chinesa que nós tivemos ;)
    Caso queira dar uma olhadinha nesse post, esse é o link: https://www.facebook.com/MundoDeViajante/posts/1525713537713527

    Futuramente também pretendo contar um pouco do que vivenciei na China e é bem provável que eu acabe linkando mais dos seus posts ;)

    Parabéns pelo blog! Abraços, Mayumi.

    ResponderExcluir