quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Horóscopo Chinês

Muitos já ouviram falar dos animais que representam os anos na China, muitos dizem que são do ano do cavalo, ou do coelho ou do dragão. Mas como isso funciona?

É o famoso Horóscopo chinês dos 12 signos, uma das referências que a Astrologia chinesa utiliza.(十二生肖)

Além do Horóscopo Chinês, os astrólogos-astrônomos deixaram ao mundo outras valiosas contribuições. Acreditavam que os cometas eram emanações dos planetas e foram os primeiros a observar o cometa Halley em 240 a.C. Dividiram o ano em exatamente 365 ¼ dias em 444 a.C., tal como fez Júlio César quando introduziu o nosso atual calendário anos depois.

As manchas solares eram cuidadosamente registradas desde 28 a.C., pois acreditava-se que o sucesso na agricultura estava ligado a esse fenômeno solar. Aos planetas foram dados elementos e direções; Júpiter = (madeira, leste); Marte = (fogo, sul); Saturno = (terra, centro); Vênus = (metal, oeste) e Mercúrio = (água, norte).

Desde muito cedo, os chineses observavam as estrelas circumpolares, que eram visíveis durante a noite toda e durante o ano todo. Concentravam-se também em 28 constelações. Cada uma delas pertencia a um dos palácios celestes e tinha o nome de algum animal.

Diz a lenda que Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos animais. Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato; O Boi; o Tigre; O Coelho; o Dragão; a Cobra; o Cavalo; a Cabra; o Macaco; o Galo;  o Cão; o Porco. Um ciclo completo corresponde a 5 ciclos simples, ou seja, 60 anos, pois um ciclo simples tem 12 anos, que correspondem aos 12 animais. O Dragão de ouro, por exemplo, rege a cada 60 anos. Nos outros 4 ciclos, o dragão é de água, terra, madeira e fogo.




Quando acontece a virada no ano novo chinês, o animal também é trocado. Logo, quem nasceu em 1993 é do ano do galo, e 1994, do ano do cão. O ano de 2014 é o ano do cavalo. Para quem nasceu a 12, 24, 36, 48 anos antes ou depois, também são (serão) do ano do cavalo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário