sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Decifrando os caracteres chineses

Uma das mais complexas “artes”linguísticas é a escrita chinesa. Ela é muito diferente da nossa, ao invés de formar palavras com letras, são desenhadas. Aí você me pergunta, como faço para aprender a escrever? Tenho que decorar tudo? Bom, teoricamente sim mas existem algumas regrinhas básicas para certo caracteres.


Primeiramente, devo explicar que a escrita chinesa veio literalmente de desenhos. A milhares de anos atrás, mesmo antes de existir o papel, os chineses já escreviam em pedras, cascas de árvore e cascos de animais. Alguns dos traços eram difíceis de serem escritos, então, para padronizar e facilitar a escrita, os caracteres sofreram alterações ao longo da história.

Caracter "madeira"


O caracter acima significa madeira (ou árvore), porém, multiplicando ele, isso acontece:

(mù) madeira/árvore

(lín) bosque

(sēn) floresta


Podemos ver que de acordo com o aumento das “árvores”, temos um bosque ou até uma floresta.

O ideograma deve caber num quadrado imaginário, independentemente do número de traços por que é constituído. Nestes casos, é frequente os caracteres sofrerem não só uma diminuição de tamanho mas também uma alteração das suas proporções, como acontece com o carácter citado acima 木, que duplicado forma 林 e triplicado, 森.




Outro exemplo clássico é o (xiū). Formado por um 人(pessoa) e um 木 (árvore).



Não é difícil deduzir que o caracter significa “Descansar”. 





E este caracter acima? você se pergunta. Ele é formado pelo 女(nv) e 子(zi).

: mulher, feminino. Funciona como um prefixo para ideogramas que tem haver com “feminino”como maquiagem),姐 irmã mais velha), 妹(irmã mais nova)。

:Menino


Dois filhos, um filho e uma filha eram considerados algo incrivelmente bom no passado. Logo o caracter, hoje, significa “BOM”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário