sábado, 27 de dezembro de 2014

Desmistificando alguns fatos

Os chineses não comem cachorro toda hora, não é igual frango ou outro tipo de carne, a carne de cachorro é um bom prato para o inverno pois é uma carne quente, é um prato diferente e especial, as vezes até bem mais caro que carne comum.

Os chineses não comem besouros, cobras e escorpiões sempre, como muitos imaginam. Para falar a verdade, quem mais come é estrangeiro para tirar uma foto e dizer que experimentou (existem feiras próprias para isto). Em 15 anos, vi umas 3 vezes os chineses comerem essas coisas em suas refeições. (Algumas regiões podem ser diferentes.)


A maioria dos chineses NÃO são budistas, poucos são. Grande parte deles não segue nenhuma religião e considera o partido (comunista) acima de tudo.

Sushi e Yakisoba não são pratos chineses, e sim japoneses.


São poucos os chineses que sabem artes marciais, da mesma forma que, são poucos os brasileiros que sabem capoeira.



Os chineses estão usando bicicleta menos e menos a cada dia. 17 anos atrás, quando viajei para algumas cidades do sul da China, haviam milhares de bicicletas na rua e poucos carros, hoje, a maioria das pessoas que andam de bicicleta são ciclistas profissionais ou pessoas mais humildes. O veículo de duas rodas mais encontrado das ruas são motos, (à gasolina ou elétricas).

Anos atrás

A imagem que muitos têm da China, de pessoas com chapéus de palha é de 200 anos atrás. Hoje em dia, isso só existe em pouquíssimos lugares em áreas rurais. E deixou de ser um símbolo da China.

Não são todos os produtos chineses que são vagabundos, isto vai depender de onde você comprar. Na China existe a frase: “O seu produto vale o que você paga”. Se comprar em lojas oficiais ou de renome irá sim, encontrar produtos de qualidade e com preço bom mas não pela bagatela que alguns querem pagar.

O chá verde não é amargo e não faz mal para saúde, como alguns acreditam. O “verde” do chá está mais no nome do que na cor do próprio, ao prepara-lo, a erva não fica mergulhada na água para que ela fique escura e com cheiro forte. O correto é deixar por poucos instantes e logo tirar, assim o chá é suave e leve. 



A roupa tradicional chinesa, conhecida como “Qi Pao”, não é usada no dia a dia. Hoje, ela é mais usada em festas, eventos ou casamentos, mas ainda é muito vendida.








2 comentários: