quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

O conflito da liberdade

O que é liberdade? É o direito de escolher? É o direito de se expressar? É o direito de protestar? É o direito de se sentir seguro? É o direito de poder usufruir do que é seu?

A liberdade é relativa. Às vezes para ter o direito de escolher, você perde o direito de reclamar. Para poder ter segurança, você perde o direito de opinar.

Você se considera livre no Brasil? Um país onde a qualquer momento e lugar você pode ser assaltado, um lugar onde se depender da saúde pública muitos morrem, o povo reclama da corrupção e nada é feito. Será que vale a pena ter voz se ela não é ouvida?

Na China, realmente não tínhamos acesso à muitos sites da internet, um dia podíamos entrar no google, e no outro não. Quando o youtube foi bloqueado, foi um baque para nós, pouco tempo depois o facebook também havia sido bloqueado e nosso contato com o mundo de fora se reduzia a cada dia. Nossas conversas no Skype eram monitoradas e toda vez qeu tocávamos em algum assunto mais delicado o Skype caía, você pode até dizer que é coincidência, mas 20 vezes seguidas?! O mesmo acontecia com nossas ligações telefônicas.

Não podíamos dar opinião sobre qualquer assunto a qualquer momento na sala de aula. Tínhamos que assinar papeis que diziam que não iriamos fazer coisas ilegais, e por coisas ilegais digo atividades religiosas, pequenos protestos, formar grupos por alguma razão que pudesse ser prejudicial, ir contra regulamentação da faculdade. Quando as férias ou feriados se aproximavam, tínhamos que entregar um documento informando a escola onde estaríamos e quando voltaríamos. Os dormitórios das universidades eram fiscalizados em horários aleatórios e os alunos tinham que seguir os horários e regulamentos exagerados de cada lugar.

Alguns podem considerar isso um absurdo, um brasileiro pode até dizer que acha um exagero. Mas porque será que as coisas funcionam assim?

Para alguns, liberdade é poder sair às 2 horas da manhã e voltar andando para casa sem nenhum perigo; Poder andar com milhares de reais (no caso RBM) na bolsa que nada irá acontecer; Poder resolver fazer uma viagem de uma hora para a outra e simplesmente partir; Poder ter pessoas que vão te orientar a cada passo na escola ao invés de passar pelo famoso trote; É poder fazer amigos só porque querem ser seus amigos e não pelo seu dinheiro. Na China, essa é a liberdade.

Outros preferem ter a liberdade de postar o que bem quiserem no facebook; Poder falar mal do presidente e ir às ruas protestar; Correr atrás de seus direitos; Votar em quem preferirem.


Será que muitos trocariam acesso à um site por mais segurança? Trocariam o direito de votar por saúde digna? O direito de protestar por educação de qualidade para todos? A opinião própria por paz? A liberdade por igualdade? Quem sabe....


8 comentários:

  1. Gostei do texto, Karina. Morei 4 anos na China e os brasileiros vivem me perguntando sobre essa questao da liberdade.

    ResponderExcluir
  2. adorei!
    Me sinto muitas vezes assim, principalmente quanto vejo que meu pa'is nao alterou em nada no quesito respeito a outras culturas e povos. Nossos amigos e parentes precisam viajar tambem. Viajar nao eh para qualquer pessoa. Eh para os fortes! E fortes que voltam mais sens'iveis e com entendimento de que a vida 'e esta saudade, eu , principalmente de pessoas. Seres que soh uma viagem me proporciona conhecer. Bem vinda ao estranhamento!

    ResponderExcluir
  3. Liberdade vs segurança. Melhor ter os dois...

    ResponderExcluir
  4. Olá, Karina, fazem 10 anos que vivo na China Continental, que é um pouco diferente de viver em Macau. Diferente de vc, vim para cá com 40 anos, onde achava que todas as minhas 'certezas' estavam certas...rs, imutáveis. E, de repente, me vi fazendo esses mesmos questionamentos. Claro que o ideal é ter os dois, mas hoje, sinceramente, prefiro poder andar na rua de madrugada e dormir tranquila com meus filhos na balada ou na universidade. Existem os 'batedores de carteira', oportunistas da nossa distração. Mas meu filho não será agredido por conta de um tenis ou um relógio.
    Mas percebi também, que essa é uma visão que só tem quem vive aqui. Até os meus 40 anos, vivia nessa roda viva de estar 'preso dentro da própria casa', viver desconfiado do cara que passa ao seu lado, etc, faziam parte do meu dia a dia e achava isso normal. Hoje acho um absurdo e me assusta quando vou ao Brasil.
    Vivo em Shanghai, que já não é mais uma cidade tão pacata assim... A internacionalização mudou muita coisa. Mas ainda podemos ir e vir... sacar dinheiro no caixa eletrônico no meio da rua e voltar para casa a pé de madrugada.
    Tem o lado não tão bom? Claro que tem... mas a vida é assim. Escolhas. Hoje estou preferindo continuar com a China na minha vida...rs
    Abraço e parabéns pelo seu blog.
    Gostei do trocadilho no nome dele e do meu... =] - See more at: http://umavidanachina.blogspot.com/2014/12/o-conflito-da-liberdade.html?showComment=1419914938033#c1266825617621178105

    ResponderExcluir
  5. Eu trocaria minha liberdade por uma país melhor, com certeza!

    ResponderExcluir
  6. Jamais abro mão da minha liberdade! A interferência do estado na vida particular do cidadão é absurda na China. Querem monitorar cada passo seu, qts filhos pode ter, a religião que vai seguir, onde mora etc etc etc. Claro que segurança e nescessário mas não precisa de controle estatal para isso.

    ResponderExcluir