segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Cada um do seu jeito - Parte I

Sabe quando você vê a foto de uma asiática com a língua pra fora e fazendo orelhas de coelhinho e pensa: “que infantil!” Ou quando você vê uma asiática tirando foto de biquinho e com os dedos na bochecha e você acha ridículo e ingênuo? Na Ásia, isso é uma qualidade, o famoso (可爱)ke-ai, bonitinho ou fofo.

 Enquanto no Brasil as mulheres, desde jovens, tiram fotos sensuais para postar em redes sociais, competem para ver quem tem a foto mais sexy ou a maior bunda. Na China, a competição é para ver quem consegue ser mais ke-ai, quem consegue tirar a foto mais fofa de todas!

Quando alguma colega chinesa via fotos minhas sempre dizia: “nossa, que foto séria, que menina madura”, pra mim, isso era um elogio, mas para os chineses se não é “fofo” não está no padrão de beleza e bom gosto.

O “ke-ai” não é só importante na hora das fotos, é importante na hora de se vestir, na hora de falar, na hora de presentear, e não podemos nos esquecer que procurar um namorado fofo também é imprescindível.

Alguns rapazes chineses tendem a parecer não muito másculos, mas isso é uma qualidade que as “fofas” procuram. As vezes vemos casais tendo piti, a namorada dando tapinhas no namorado e chorando igual à criança no meio da rua querendo um mimo dele, tudo isso faz parte do “fofo”. Acontece também dos casais serem muito melosos, se chamando de “meu ursinho”, “meu biscoitinho”, “minha bolinha”, fazendo barulhos estranhamente infantis, como quando se brinca com um neném.


Wa-wan-yin, traduzido literalmente como “voz de boneca” também é uma prática comum entre as moças asiáticas. Elas, desde jovens, modificam a voz para que fique como a de uma criancinha de 2 anos ou uma boneca e acreditem, a voz depois de um tempo se torna natural, sem que elas tenham que forçar. Assistam este vídeo abaixo para verem como realmente é um garota que é “fofa” para os padrões chineses.  Essa moça do vídeo está aprendendo diferentes línguas e repetindo o que ouve. 
Depois de assistir o vídeo completo, perdi até a fome.



Depois de ler tudo isso chegamos à conclusão que na hora de presentear uma chinesa, o melhor a se fazer é dar um presente super fofo como um ursinho de pelúcia ou um animalzinho de pelúcia já que era o que ganhávamos lá das próprias chinesas todos os anos e elas tinham certeza que adorávamos. 


4 comentários:

  1. Não aguentei ver o vídeo até o final. Eca!! coisa mais irritante! Tem muitas chinesas adeptas desse estilo fofo? Elas fazem isso para o resto da vida ou tem uma fase? Na boa, provavelmente se eu ver alguém fazendo isso taco é alho e saio correndo. Assustador!

    ResponderExcluir
  2. Eu já vi várias chinesas assim, também não aguentava muito tempo. Elas mudam um pouco depois de mais velhas, na maioria das vezes é só uma fase, só que pra algumas a fase dura quase 20 anos.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, a moça do vídeo tem problema nos pulmões (eles são fracos) e por isso a voz dela é naturalmente assim, procure por mais vídeos dela e vai entender, tem um que ela explica o porque disso. O nome dela é xiaorishu, é uma garota britânica com descendencia chinesa e vietnamita.

    ResponderExcluir
  4. Olá anônimo, o que você está dizendo pode até ser verdade mas ela não deixa de ser estranha pelo jeito de criança. Assista esse outro vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BXt19ffgfYc Uma menina com essa mesma vozinha cantando uma música.

    ResponderExcluir