quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O desafio de estudar na China

Já pensou em estudar na China? Já pensou em mandar seu filho para estudar fora? Isso é possível! Uma das experiências mais ricas que alguém pode ter é de conhecer o exterior, não importa se for só por alguns meses, alguns anos ou só para passear. Além de conhecer um lugar novo, serão memórias que sempre te acompanharão. Se você ainda tiver o privilégio de estudar no exterior, as oportunidades serão inúmeras.

Muitas pessoas me perguntam: “Como faço pra estudar na China?”. Bom, a resposta não é tão simples. Você já fala chinês? Quer estudar o idioma ou fazer um bacharelado ou pós graduação? Quer fazer um curso a longo ou curto prazo?

Nas universidades da China, sempre existe um departamento para alunos estrangeiros. Esse departamento ensina chinês para aqueles que querem aprende-lo e aprimora-lo e orienta os alunos estrangeiros em seus estudos.

O departamento de estrangeiros recebe alunos de todos os países. Eles lecionam a língua para iniciantes, aqueles que já falam um pouco e alunos que já estão bem avançados na língua, dependendo da universidade, os departamentos tem certos focos, como turmas específicas para passar em exames nacionais, turmas de estudo para a prova de proficiência da língua HSK dentre outros.

Os cursos de língua são simples, basta o aluno ter interesse, fazer a matricula e pagar o semestre. As turmas são formadas por alunos do mesmo nível, dependendo da universidade e do número de alunos, serão várias turmas, as vezes dividido por continentes ou ordem de chegada.


Se o aluno quiser estudar só 6 meses, ele pode. Inclusive, vários fazem isto para terem uma experiência no exterior quando voltarem para seus países. Outros, querem se aprofundar na língua, então estudam (por 2, 3, 4 anos) até ficarem fluentes. As matérias incluem 听(ouvir)说(falar)读(ler)写(escrever), gramática, cultura, história etc. Esses cursos semestrais não têm validade específica a não ser para comprovar o nível em que o aluno se encontra. É necessário pelo menos 3 anos de estudo para ficar fluente, em grande parte dos casos são 5 anos.

Dependendo da universidade, o valor anual do curso pode variar entre U$1300,00 e U$3000,00. Os alunos também têm a opção de morar nos dormitórios da universidade e o valor é muito baixo, de U$300 a U$1200 por ano.

Quando o aluno já tem um certo nível de fluência no mandarim, ele pode cursar um bacharelado ou pós graduação. Para isto ele precisa fazer a inscrição, pagar o semestre ou anuidade e tirar a nota mínima no HSK já que ele vai estudar na mesma classe que os alunos locais, na maioria das universidades, a nota mínima é o nível 5 do HSK, para alguns cursos de exata, o nível 4 pode ser suficiente, porém, para o aluno entrar em uma universidade de renome é necessário tirar 6 pois a concorrência é grande.

Fora o modelo semestral de ensino tradicional e o bacharelado comum, ainda existem os cursos de verão, são cursos de curto prazo para quem quiser aprimorar o mandarim e aprender um pouco mais. Alguns desses cursos são específicos para alunos que estudam em seus países e só têm tempo para viajar nas férias, nestes cursos intensivos, os alunos não só assistem aulas, mas também participam de eventos tradicionais, festas culturais, aprendem sobre a cultura, a culinária e fazem atividades alternadas, é uma ótima experiência.

Se você tiver interesse em estudar na China mas não sabe por onde começar ou tiver qualquer dúvida, entre em contato comigo.
kacunhachina2@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário