quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Teste de proficiência da língua chinesa

Muitos conhecem o TOEFL, um teste de proficiência de inglês que certifica o nível de conhecimento da língua. O HSK é o mesmo conceito, uma prova realizada pelo interessado para avaliar o nível de mandarim.

汉语  水平   考试
HanYuShuiPinKaoShi
(Teste de nível de chinês)


O HSK é um exame padronizado internacionalmente que testa o nível de proficiência na língua chinesa. Ele avalia habilidades do estrangeiro de utilizar a língua no dia a dia, em temas acadêmicos e profissionais. O HSK consiste em seis níveis, o HSK (nível I), HSK (nível II), HSK (nível III), HSK (nível IV), HSK (nível V), e HSK (nível VI).


Antes do ano de 2008, o teste era diferente do que é hoje, ao invés de 6 níveis, eram 11, os níveis 1-3 eram básicos, 4-8 intermediário e 9-11 avançado. Desde então, as instituições foram adotando a nova prova gradativamente. O novo teste, engloba assuntos mais atuais, linguagem moderna e até gírias, avalia o aluno por todos os ângulos.

Níveis


Os diferentes níveis do HSK representam, de uma forma generalizada, a quantidade de vocabulário que o aluno domina, da seguinte maneira:





Os examinandos que passarem no Nível 1 podem entender e usar palavras e frases simples, atender às necessidades básicas de comunicação e possuem a capacidade de prosseguir com os estudos da língua chinesa.


Os examinandos que passarem no Nível 2 têm um excelente entendimento do chinês básico e podem se comunicar sobre tarefas simples e da rotina do dia a dia.


Os examinandos que passarem no Nível 3 podem se comunicar em chinês em um nível básico sobre seu sai a dia, assuntos acadêmicos e profissionais.


Os examinandos que passarem no Nível 4 podem conversar em chinês sobre uma vasta gama de tópicos e são capazes de comunicar fluentemente com falantes nativos.


Os examinandos que passarem no Nível 5 podem ler jornais e revistas chinesas, desfrutar de filmes e peças e até fazer discursos em chinês.


Os examinandos que passarem no Nível 6 podem facilmente compreender informações escritas e faladas em chinês e podem se expressar fluentemente, tanto na fala como na escrita.


Diferentemente do que imaginamos, não é um só teste que define o nível onde o aluno se encontra, são 6 testes diferentes, por exemplo, se você optar por fazer o teste nível 3 e passar, você terá o certificado do nível 3, porém se não passar, não receberá nada. Logo, em primeiro lugar você precisa se auto avaliar para saber qual teste fará, pois se não passar no teste, ele terá sido em vão.


Onde e quando?


As provas acontecem em universidades na China e no exterior, na China, geralmente acontecem 2 vezes por ano, em maio e dezembro, e em outros países, 1 vez por ano, em maio, dependendo da instituição, a data pode ser diferente. As inscrições geralmente acontecem 1 a 2 meses antes.


Por que fazer o teste?


1. Influencia na decisão de recrutamento de estudantes para certos cursos, permite também que o aluno pule algumas matérias que ele já domina comprovadas pelo teste.


2. Abre mais oportunidades de trabalho na área.


3. É um método para saber como e onde aprimorar o nível de mandarim.


4. É um método para instituições avaliarem o nível de proficiência da língua.


Certificado


Se passarem no teste, os examinados receberão um certificado como este abaixo 1 mês após a prova.

5 comentários:

  1. Parabéns Karina!!! e muito sucesso...você nos mostrou que é possível...show

    ResponderExcluir
  2. Ixe, Devo tá no nível III, chorando no nível IV... Se for de acordo com o número de hanzi que você souber.... Se não for não devo passas do nível II...

    ResponderExcluir
  3. Parabens!! Seu blog é muito bacana!! Atualmente acabo de passar no hsk 4, quanto tempo você levou estudando pra passar no HSK 6?

    ResponderExcluir
  4. Bom, é difícil dizer ao certo, pois fui bem criança e passei algum tempo fora da China, depois voltei, na época que fiz o primeiro HSK ele ainda era o antigo, o que tinha 11 niveis, com 13 anos tirei o nivel 6, depois o 8 e o 9(ele era muito mais dificil do que o novo com apenas 6 niveis), na minha primeira tentativa de fazer o novo tirei 6 de primeira, eu tinha aproximadamente 15 anos.

    ResponderExcluir
  5. Parabens! 247 valores, legal. Fiz o HSK3 tive 290, e neste 3 Dezembro de 2017 farei o HSK4, estou a preparar-me espero passar com uma nota muito alta, na verdade almejo a maxima pontuacao.

    ResponderExcluir