terça-feira, 25 de novembro de 2014

Alugando um imóvel na China

Para estrangeiros que não conhecem a China, uma das coisas que pode ser bem difícel é alugar um imóvel.

É sempre necessário ter alguém que fale bem chinês para que a negociação ocorra conforme desejado.

Como eu já havia comentado em outro post, os alugueis na China devem ser pagos uma vez a cada 6 meses ou 1 ano. Alguns pagam por mais tempo, podendo assim, manter o valor fixo sem ter que aumentar o valor anualmente.

Em 2003, alugamos um apartamento de aproximadamente 100m2 em um bairro muito bom por R$300,00. 10 anos depois, o mesmo apartamento estava 3x o valor.

Geralmente, a maioria dos imóveis são apartamentos. Casas, por ocuparem pais espaço, são bem mais caras.

Quando uma pessoa escolhe um imóvel para alugar o cálculo do valor a ser gasto é o seguinte:
Supondo que o aluguel seja 1000.

(6x1000)+1000+1000=8000
(número de meses a pagar adiantado x o valor do aluguel)+ 1 mês de aluguel para caução+1 mês do valor do aluguel para a imobiliária.

Este valor final é o que você precisa ter pronto para pagar de uma vez no início para pegar as chaves da casa.

Tudo que você precisa saber para alugar um imóvel na China:

Procurar uma imobiliária na região onde pretendes morar. Várias imobiliárias poderão estar alugando a mesa casa, e quando a casa for alugada, todas elas tirarão o imóvel do sistema.

O único momento que a imobiliária receberá algum dinheiro é na assinatura do contrato, receberá o valor equivalente a 1 mês de aluguel pelo serviço prestado.

O valor do aluguel pode ser diferente dependendo da imobiliária, neste caso, a que cobrar mais caro ganhará a diferença todos os meses.

O valor do aluguel é negociável.

Geralmente, em uma casa com dois ou mais banheiros, um deles, muito provavelmente será de estilo tradicional, com um buraco de porcelana no chão e muitos locadores não aceitam que isso seja mudado.

  • A definição dos últimos detalhes pode ser longa conversa, o último imóvel que alugamos na China precisou de uma conversa de quase 5 horas com a imobiliária, nós e o dono do apartamento. Tudo por causa de uma vaso sanitário tradicional que ele não queria que fosse removido, tentava de todas as maneiras nos convencer a usarmos todos, eu meus pais e minha duas irmas o banheiro ocidental que ficava na suíte. Mas para nós, trocarmos o vaso era condição para aceitarmos o apartamento e no final, conseguimos mas foi um preço alto a pagar.(O dono no imóvel nos pediu o valor de mais um mês de aluguel alegando que pagaria um pedreiro para fazer o serviço antes de nos mudarmos, mas no dia seguinte, encontramos o dono no apartamento fazendo a reforma por conta própria, e dessa maneira conseguiu enganar os estrangeiros mais uma vez )


  • Alguns apartamentos vem somente com cimento nas paredes e a porta principal, neste caso o aluguel é bem mais barato mas o dono espera que o inquilino ``reforme´´ a casa, terminando o hão, parede, banheiro, cozinha, portas, etc.


  • Praticamente todos os imóveis tem gás encanado e água quente nas torneiras para o inverno.


  • O locador pode, a qualquer momento aparecer no imóvel para fazer inspeção, moramos em uma casa em que ele aparecia todas as semanas até se convencer que não havia nada de errado conosco. Então é bom torcer para ter um locador simpático.



  • Não há índice de aumento de aluguel, é tudo de acordo com a vontade do dono da casa. Um ano o aluguel poderá ser 1000 mensais e no próximo, 3000. Disso já vimos várias vezes.

2 comentários:

  1. Olá! aproveitando o texto: Estamos em Jinan procurando apartamentos para ficarmos uns 18 meses e estamos notando que é muito comum a imobiliária querer fechar o contrato de aluguel ao final da visita, caso a gente fale que achou o imóvel bom. No Brasil, costumamos ir ver muitos apartamentos, e depois de pensar com calma escolhemos aquele que mais nos agradou e voltamos a imobiliária..(normal para a gente). Mas aqui percebemos que tudo tem que ser muito rápido. Queria saber se isso é comum aqui e se para eles existe o termo "reservar o apartamento por um tempo" .

    Queria dizer que estamos babando pelo seu blog e todos os dias nas nossas conversas sempre acaba saindo a frase: "Eu li no blog ..." !

    Obrigada por tudo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Andressa, que bom que vcs estão gostando do blog. Bom, sobre a questão da "reserva'', isso não é comum na China não, pois eles vao alugar para o primeiro que aparecer com o dinheiro, se vc deixar um valor como reserva eles não poderão mais mostrar o apartamento para outro que talvez feche na hora. Mas não se preocupa, quando alugamos nosso ultimo apartamento na China, olhamos 14, por últimos de decidimos qual seria.

    ResponderExcluir