segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Mitos e Verdades

Muitas pessoas me perguntam se os chineses comem escorpião, se todos sabem lutar como o Jet Li, se realmente pode ter só um filho...

Resolvi esclarecer algumas dúvidas mais populares.

Os chineses comem cachorro, escorpião e outras coisas exóticas?
Sim. Mas não no dia a dia                                                                                                                                                       
Entre os anos 50 e 70, mais precisamente, 1958-1961, foi o período conhecido como Grande Fome Chinesa, em que péssimas políticas econômicas causaram fome em massa resultando em milhões de mortes. Nesta época a população teve que comer coisas diferentes para sobreviver. Logo, surgiu o ditado: Chinês come tudo que voa, menos avião e tudo que tem 4 pernas, exceto mesa. Hoje em dia, não há mais a necessidade de comer qualquer coisa, mas já virou costume, as pessoas passaram a gostar de pratos ¨exóticos¨; mas não é em qualquer esquina que se encontra um churrasquinho de cachorro nem é em qualquer restaurante que terá o prato de besouro ou baratas fritas. Muitas vezes, estas comidas estão em lugares muito visitados por turistas, essas pessoas tem maior interesse em registrarem o momento em suas máquinas fotográficas do que apreciar um jantar a base de cobras e cavalo marinho.





É verdade que só pode ter 1 filho na China?
Não necessariamente.

Primeiramente, a China não permite que hajam mães solteiras, neste caso o aborto é imprescindível. Mas também não é qualquer um que pode casar quando quiser. A mulher tem que ter pelo menos 20 anos de idade e o homem, 25. Não permitindo filhos antes do casamento e o casamento sendo tardio, a população não tem como crescer a uma velocidade muito rápida.
A lei do filho único existe. Exceto em alguns casos:
- Gêmeos
- Se o pai e a mãe forem filhos únicos, é permitidos 2 filhos para o casal
- Camponeses. Com 2 filhos é mais mão de obra, porém, em todos os casos que dois filhos são permitidos, deve haver uma diferença de pelo menos 4 anos entre eles.
- Se o primeiro filho nascer com alguma deficiência.
Em casos que a mulher engravidar do segundo filho sem permissão, ela terá que abortar. Em regiões mais ¨tranquilas¨, ela terá que pagar uma multa que varia de algumas centenas de reais a dezenas de milhares. Sem contar que o filho perderá todos os direitos de estudar em escolas públicas, de ter oportunidades durante a vida que só será concedida para quem tem a ¨certidão de filho único¨.

A internet e tudo que se é visto nela é controlada pelo governo?
Sim! Não só a internet, mas também as ligações telefônicas, mensagens SMS, e-mais, Skype, inclusive cartas de correio.

O Estado chinês controla todo o conteúdo online em circulação no país, barrando o que for considerado impróprio, como Facebook, Twitter, youtube, matérias que contém assuntos de: democracia,  Protestos na Praça da Paz Celestial em 1989Falun Gong, independência do Tibete, independência de Taiwan, corrupçãoviolência policialanarquismoneonazismo, disparidade de renda, segurança alimentar, pornografia entre outros.
O governo faz isso com o intuito se proteger a população de possíveis organizações de ataque e terrorismo.
A questão é, quando conversamos com os chineses perguntando o que eles acham da falta de liberdade, a maioria diz que têm liberdade para tudo e que realmente se sente seguro com o controle do governo sobre tudo, não vou negar que a China é sinônimo de segurança, mas o povo não percebe que a liberdade de expressão não existe mais.  
E-mails enviados ou recebidos com os assuntos ¨proibidos¨ não chegam ao destinatário, ligações de telefone caem quando os assuntos ¨perigosos¨ são citados (e não, não é coincidência, deixa de ser coincidência após a décima vez consecutiva).
De acordo com a ONG Repórteres sem Fronteiras, a China tem mais de 2800 centros de espionagem de mensagens de texto (SMS). Em 2010, usuários de telefone celular em Xangai e Pequim corriam o risco de ter seu serviço de mensagens de texto cortado se fizessem referência a conteúdo considerado ilegal ou "não salutar".

Todos os chineses sabem artes marciais?

Todos os brasileiros sabem jogar futebol? O conceito é simples, do jeito que o brasileiro é conhecido pelo futebol, o chinês é conhecido pelas artes marciais, mas isso não significa que todos sabem, aliás, é uma pequena parte que realmente sabe. 

Um comentário:

  1. Adorei os esclarecimentos sobre a questão do filho único... Ainda bem que não sou chinês... Então que venham os gêmeos...

    ResponderExcluir