segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Onde tudo começou - Macau


Nasci em Contagem, um município da Grande BH em Minas Gerais. Morávamos em uma região meio afastada, não existiam muitas casas, o acesso era difícil, era um abairro que estava começando a crescer, aos poucos. Aquele era o mundo que eu conhecia.

Em março de 1997 nos mudamos para Macau, uma cidade ao lado de Hong Kong, na época Macau era colônia de Portugal, voltando a fazer parte da China somente em dezembro de 1999.

A cidade era Asiática com um toque europeu, a língua oficial era cantonês (um dialeto chinês), em segundo lugar era o português, devido à colonização de mais de 400 anos. Hoje, com mais de meio milhão de habitantes e pouco mais de 24km², é a cidade com maior densidade habitacional do mundo.

Para uma menina de 2 anos de idade, tudo era muito diferente, a cidade era toda iluminada a noite, fogos de artifício faziam parte da rotina, a maioria das pessoas usavam um aparelho estranho, conhecido hoje como celular, era fácil encontrar pessoas que tinham computador em casa, as vezes, até mais de um. Tudo era tão novo, a era da modernidade chegou mais cedo para mim.

A princípio, a língua não foi um grande desafio, meus pais se comunicavam tranquilamente com grande parte da população, que era portuguesa. Português, mesmo em escolas chinesas, era a segunda língua estudada, todos tinham que saber (só em Macau). Muitas pessoas falavam macaense, uma língua que misturava cantonês, e português, literalmente, sem contar que carregava um sotaque dificílimo de entender. Com o tempo, fomos nos acostumando.

Apesar de ser uma cidade moderna e com muita influência do ocidente, era uma cidade extremamente tradicional, com costumes asiáticos de respeito aos mais velhos inimagináveis no Brasil, um ensino rigoroso nas escolas onde os alunos entravam as 8 e só voltavam para casa no fim do dia, pelo menos em escolas chinesas. Haviam templos budistas por todos os cantos; becos e ruas com estruturas e casas antigas que nos faziam mergulhar ainda mais na ¨tradicionalidade¨ do local. Ainda hoje me lembro dos cheiro dos incensos pela cidade e o cheiro antigo das lojinhas.





Foi em Macau que tudo começou.

2 comentários:

  1. Vai estrear um filme no cinema chamado Made in China. Certamente vai mostrar tudo errado, mas desde já fica uma dica de post...

    ResponderExcluir
  2. Que legal! Sério... parece surreal! Vc começar sua vida num país e de repente ir pra outro lugar completamente diferente! claro que existem as desvantagens, mas é um estilo de vida muito show!

    ResponderExcluir