segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Um dia em Pequim

O que conhecer na China? Onde passear? O que experimentar? É sempre uma grande dúvida... Um dos meus lugares favoritos era a cidade de Pequim, a capital da China, localizada na região nordeste do país. 
Quase todas as vezes que fui para Pequim foi para alguma apresentação ou programa de televisão, mas sempre tirava uma tempinho para passear e conhecer lugares novos.

Minha mãe foi comigo da primeira vez, ela já conhecia a cidade. Naquele dia, Pequim estava lotada, tinha muita gente brigando pelo mesmo espaço e estava muito quente. Poucas vezes senti um calor daqueles, até minhas pálpebras estavam molhadas de suor, o cheiro de suor inundava a cidade. Eu não aguentava mais, só queria encontrar um lugar com ar-condicionado e ficar quietinha, só queria pegar o metrô de volta para o hotel. Mas minha mãe insistiu para que pegássemos o ônibus n.54. Eu estava cansada e para mim, naquele momento, se desse pra sentar já estava de bom tamanho. Entramos no n.54 e quando eu menos esperava nos deparamos com a linda cidade proibida, eu só tinha visto em fotos e novelas, sempre foi meu sonho conhecer pessoalmente, mas quando passei em frente foi algo tão encantador que quase consegui sentir o que uma imperatriz presa naquele lugar sentia a centenas de anos atrás. Era tão grandioso, tão envolvente, minha mãe sabia exatamente o que eu precisava para esquecer aquela confusão da cidade.






Um outro lugar simplesmente incrível que conheci foi o Palácio de Verão, como o nome já sugere, era o palácio onde a família real ficava durante o verão para fugir um pouco do calor. Era um local realmente mais fresco devido a um lago enorme que domina mais de 70% do parque.



Não podemos esquecer da Muralha da China, é um pouco afastada da cidade, difícil chegar de transporte público e longe para ir de táxi. Geralmente, o que fazíamos era procurar uma agencia de turismo, fazíamos o passeio da muralha e conhecíamos vários outros lugares, fui 2 vezes na Grande Muralha. Existe um ditado chinês que diz: Quem não vai à grande muralha não é homem de verdade. Mas pra falar a verdade, não tem nada demais, a primeira vista é espetacular, mas depois de subir por mais de meia hora, você percebe que esta na hora de descer pois já viu quase tudo. O que me impressionou muito na Muralha foram os degraus, eram altos, eu precisava levantar a perna acima da altura do joelho para subir, percebíamos também que os degraus já estavam bastante gastos de tanto pisarem. É sempre muito bom o passeio, mas cansa bastante.

O "ninho de pássaro", como chamavam o estádio Olímpico também vale muito uma visita, é tão boa a sensação de estar em uma paisagem somente vista previamente em fotos. A China cumpriu seus objetivos como sede dos Jogos Olímpicos de Pequim. Grande potência emergente, o país tradicionalmente fechado abriu suas portas para turistas de todo o mundo e mostrou que também sabe ser moderno.

Para finalizar o dia, sempre íamos para o "Mercado da Seda", um mercado próprio para estrangeiros comprarem lembrancinhas, presentinhos, roupas e até coisas maiores para a casa. A maioria das lojas vendia objetos tradicionalmente chineses, outras vendiam roupas, jóias, relógios, etc... Este é um daqueles lugares que o vendedor pede RMB100 e você sai de lá pagando 30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário