terça-feira, 18 de novembro de 2014

O governo chinês quer você



A China é um país socialista, socialmente fechado para o resto do mundo, mas economicamente, está com as portas escancaradas.  Teoricamente são tradicionais e reservados mas quando se trata do dinheiro e oportunidades, ninguém quer ficar de fora.

O governo chinês quer investimento estrangeiro, quer a presença de estrangeiros para fazer a economia girar, quer pessoas que têm condição de consumir. O governo se aproveita de todas as maneiras para alcançar esse objetivo, mesmo que isso signifique ``alterar´´ a tradição.

Algumas pessoas me perguntam: ``como faço para ir morar na China´´, bom é uma pergunta complicada, você não pode simplesmente decidir morar lá e comprar sua passagem. A primeira coisa a se fazer é analisar as possibilidades, escolher o tipo de visto a solicitar.

Os principais são:

Visto de turismo:
- para turismo
- para visitar amigos ou conhecidos
- para visitar e conhecer a China
Na maioria dos casos é concedido 1 mês de visto, podendo ser prorrogado por mais um mês, a prorrogação somente poderá acontecer quando o primeiro estiver quase expirando.



Visto de estudante:
- para quem vai fazer universidade ou cursos regulares na China.
Teoricamente, esse visto deve ser renovado anualmente, porém, quando eu estudava na China, a universidade perguntou se eu tinha interesse em pagar 2 anos de ``mensalidade´´ de uma vez só e nesse caso, poderiam me conceder um visto de estudante por dois anos sem a necessidade de prorrogar.
Para quem não sabe, tudo na China é pago com antecedência, o mínimo aceitável é de seis meses(1 semestre), e não tem desconto. As ``mensalidades´´ escolares são pagas 1 vez a cada 6 meses ou 1 vez por ano, como o exemplo acima citado, eles tentam te convencer a pagar TUDO de uma vez.
Isso não serve só para escola, esta regra também serve para aluguel. Não vá pensando que você vai conseguir dar um jeitinho que não existe isso.

Visto de negócios: 
- para visitar ou representar empresas, acompanhar grupos, participar de reuniões, palestras, feiras ou congressos na China.
Este visto pode ser concedido por até alguns meses dependendo do motivo da viagem.
Agora, chegando na China e você resolve que quer morar lá, aí existem outros tipos que estarei explicando de uma próxima vez.

O governo chinês quer o que você tem a oferecer ($). As vezes ele cria um ambiente propício para te manter lá, cria um lugar confortável onde os estrangeiros vão preferir morar e assim fica mais fácil de controlar qualquer atividade irregular. Entretanto, mesmo que a atividade seja irregular, se esta estiver enriquecendo a nação, eles podem até fazer de conta que não sabem de nada.

É tudo relativo.

Existe um preço a pagar para morar lá. Em todas as esquinas tem uma câmera de segurança de altíssima definição registrando todos os seus passos. Todas as ligações que você faz tem alguém na outra linha gravando tudo, todos os e-mails que passam pelo seu inbox já foram previamente filtrados e pode acreditar, você nunca receberá os ``não seguros´´.  


A liberdade é boa para quem sabe usufruir, e para um brasileiro que mora na China, você muitas vezes se sentirá só mas nunca estará...

Um comentário: