sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Porque tudo na china é tão barato?

O FGTS, INSS, 13º, planos de saúde, vale refeição vale transporte encarecem muito os custos com mão de obra, agora imagina se esses custos fossem cortados? Ao invés de uma epresa gastar 20% da receita bruta com os funcionários, gastasse menos de 5%. Na China, a lei trabalhista existe.

A lei atual que vigora a 12 anos, tem dispositivos a fazer inveja a maioria dos trabalhadores do mundo:

Os funcionários não podem exceder mais de 1 hora de trabalho extra por dia

A hora extra vale 150% da hora normal em dias úteis, 200% nos dias de folga e 300% em feriados nacionais.

Depois da morte, os descendentes do trabalhador receberão um subsídio de acordo com a lei

O governo estimula as empresas a fazerem uma previdência suplementar para seus empregados e por aí vai, mas NADA DISSO SAI DO PAPEL!

O caso da brasileira que recebeu junto com sua encomenda da China, um bilhete que dizia: ¨Me ajude, sou escrava¨ é uma prova viva disso.

A China, por ser o país mais populoso do mundo, força as pessoas viverem em concorrência, quem faz mais, quem faz mais rápido, quem aceita fazer mais horas extra sem ganhar, quem faz pelo menor preço e por aí vai. A concorrência é constante, isso é bom para quem está olhando de fora, quem compra em sites chineses sente isso na pele. Algo que no Brasil custa 20 reais, na China pode facilmente custar 5 reais ou menos, mas não vá pensando que a qualidade é inferior não! Até tem coisas com qualidade ruim, mas em geral, valem bem mais do que o preço pago.




Muitos funcionários de indústria são ¨obrigados¨ a trabalhar mais de 10 horas por dia, ganham cama, comida e U$100,00 por mês sem reclamar. Sabem que se saírem de lá suas vagas serão preenchidas em um piscar de olhos, sabem também que se exigirem demais serão substituídos, logo, não tem o que fazer se não a se submeter ao que muitos chamam de escravidão.

Mais e mais brasileiros estão comprando de sites chineses, aliás, os brasileiros são os que mais compram da China, o mercado virtual está crescendo sem parar, e isso com o incentivo do governo chinês, nas universidades públicas já é dado dicas de como começar a carreira com uma loja virtual, é prático e fácil.

Quando eu estava na faculdade, tive vários colegas que durante grande parte do dia trabalhavam fora, geralmente como vendedor, sem ganhar comissão, trabalhavam ganhando aproximadamente R$10,00 por dia. Outros passavam de empresa em empresa após os 3 meses de experiência sem ganhar 1 centavo e os professores nos preparavam dizendo ¨alguém que a pouco tempo se formou em administração não pode esperar ganhar mais de R$400,00 ,mensais.


Em 2005, o salário mínimo nos EUA era U$8,00 por hora enquanto que na China, qualquer empregada doméstica não ganhava mais que US100,00 mensais. Mas isso, não era considerado trabalho escravo.

2 comentários: