terça-feira, 4 de novembro de 2014

Pé pequeno - tortura pela beleza

Se você perguntar a uma mulher o que ela mais gosta de comprar, uma grande parte vai dizer que é sapato, na verdade, você nem precisa perguntar que o assunto sempre surge. É uma competição louca para ver quem tem mais sapatos, quem repete menos, quem consegue o melhor custo-benefício. Para algumas mulheres, os seus sapatos representam status e pose. Já não basta a adoração por sapatos, ainda existem o cuidados com os pés, pedicure, cremes para hidratação, etc.

Este ritual de ¨cuidado¨ com os pés está cada vez mais comum na China,  mas não foi sempre assim.

Até pouco mais de 100 anos atrás, as mulheres chinesas sofriam pela beleza, acredito que o termo mais adequado não seja ¨sofrimento¨, e sim ¨tortura¨.

O pé-de-lótus ou pé-de-ligação foi um antigo costume chinês em que os pés de meninas jovens eram reduzidos de tamanho para que estes se mantivessem com no máximo 10 cm de comprimento (sim, é isso mesmo!). Por volta dos três anos de idade, os dedos do pés das meninas eram fraturados e os pés firmemente amarrados com tiras de linho para impedir seu crescimento e cicatrizar as fraturas naquela posição.





A prática surgiu na China Imperial dos séculos X-XI e era uma prática entre as mulheres mais ricas e desejadas da época. Embora os pés-de-lótus fossem um símbolo de status alta posição social, o costume se espalhou por toda cultura. Com a chegada do século XII, até as mulheres de famílias mais pobres passaram a praticar. A prática se tornou indispensável para que uma mulher encontrassem um marido, então, a maioria das famílias exigia as mulheres escolhidas para se casarem com seus filhos tivessem pés ligados. Quem não conseguisse ter um pé ligado conforme a tradição ficaria solteira para o resto da vida.  A prática servia também para mostrar aos homens quanto uma mulher poderia ser uma esposa submissa e útil.

Não é preciso dizer que as consequências físicas eram inúmeras. As mulheres tinham muita dificuldade de caminhar, as quedas eram muito comuns e as mulheres permaneciam sentadas a maior parte do tempo. Para se levantar da posição sentada, precisavam da ajuda dos seus maridos ou empregados

No início do século XX, essa prática foi proibida pelo governo chinês, mas muitas ainda praticavam em segredo, afinal, não iriam deixar aquele símbolo de beleza da noite para o dia.

Hoje, não é comum encontrarmos pessoas com pé-de-lótus, porém, de vez enquanto ainda encontramos algumas velinhas (de pelo menos 90 anos) andando pelas ruas ao redor de onde moram já que não conseguem ir muito longe.  


Essa foi uma prática que marcou muito a população chinesa, hoje, para enfatizar o desgosto com esse costume, sempre que a nova geração vai comprar calçados preferem comprar um, até dois tamanhos maior, justamente para contrariar do que faziam a poucas gerações.

2 comentários:

  1. Eu com esses pezões portugueses nunca teria casado em séculos anteriores à proibição.

    ResponderExcluir
  2. É horrível doer os pés, qualquer dorzinha a gente já arranca os sapatos e sai por ai descalças, imagina que sofrimento dessas mulheres...

    ResponderExcluir